Juscelino mentiu em relatório oficial sobre viagem, diz jornal
Por Monique Mello
O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, mentiu ao informar, em um relatório oficial de viagem, que estava em missão oficial quando foi a um leilão de cavalos em janeiro deste ano. É o que afirma o jornal O Estado de São Paulo, em publicação da sexta-feira (31).
O ministro é acusado de usar um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar de um leilão de cavalos, em São Paulo. No documento, ele omitiu os compromissos pessoais em meio a uma agenda de trabalho.
A viagem oficial era prevista para durar quatro dias, de 26 a 30 de janeiro. Os compromissos oficiais de Juscelino, no entanto, tiveram a duração de apenas duas horas e meia. No tempo restante, o ministro foi homenageado em um evento equestre e participou de dois leilões de cavalos.
Ao jornal, o Ministério das Comunicações alegou que “uma falha em sistema fez o lançamento errado do número de diárias”.
A alegação do ministério foi contrariada pelo próprio relatório da viagem, uma vez que mostra que Juscelino informou, no dia 31 de janeiro, que trabalhou pelo período de quatro dias.
A pasta, por meio de nota, disse que Juscelino havia determinado uma “apuração sobre os procedimentos administrativos relacionados à viagem” como uma forma de “demonstrar zelo com o dinheiro público e seu compromisso com a transparência”.