Kamala aparece com 46% dos votos, e Trump, com 43%, diz pesquisa Reuters/Ipsos

0

O ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris, que deve ser confirmada como rival do republicano na corrida pela Casa Branca - Nick Oxford e Brendan Smialowski/AFP

A exatas duas semanas para as eleições dos Estados Unidos, Kamala Harris aparece ligeiramente à frente de Donald Trump na mais recente pesquisa de intenção de votos em âmbito nacional, elaborada pela agência de notícias Reuters e o Instituto Ipsos e divulgada na terça-feira (22).

No novo levantamento, 46% dos entrevistados disseram que pretendem votar na democrata, contra 43% que expressaram intenção de votar no republicano. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença configura situação de empate técnico que vem marcando a reta final da corrida para a Casa Branca.

A diferença, de três pontos percentuais, é a mesma apontada na última pesquisa Reuters/Ipsos, feita na semana passada. Na ocasião, Kamala teve 45% das intenções de voto, contra 42% de Trump.

Pessimismo de ambos os lados

A nova pesquisa mostrou também que os eleitores de ambos os lados têm uma visão pessimista em questões como economia e imigração — geralmente, eleitores favorecem a abordagem de Trump sobre essas questões.

Cerca de 70% dos eleitores registrados na pesquisa disseram que o custo de vida estava ruim, enquanto 60% disseram achar que a economia estava indo na direção errada. Na pesquisa, 65% também se disseram pessimistas sobre a política de imigração.

Os eleitores também afirmaram achar que a economia e a imigração, juntamente com as ameaças à democracia, são os problemas mais importantes do país. Quando perguntados sobre qual candidato tinha a melhor abordagem sobre as questões, Trump liderou na economia — 46% a 38% — e na imigração, por 48% contra 35% de Kamala.

A imigração também foi classificada como a questão nº 1 quando os entrevistados foram questionados sobre o que o próximo presidente deveria focar mais em seus primeiros 100 dias no cargo. Cerca de 35% escolheram a imigração, 11% citaram a desigualdade de renda e parcelas iguais de 10% apontaram saúde e impostos.

Mas Trump se saiu mal na pergunta sobre qual candidato era melhor para lidar com o extremismo político e as ameaças à democracia, com Kamala liderando por 42% a 35%. Ela também liderou em relação à política de aborto e à política de saúde.

About Author

Deixe um comentário...