Kate Middleton teria influenciado decisão que retirou títulos do príncipe Andrew, diz especialista
Kate Middleton, Princesa de Gales, revelou diagnóstico de câncer
Kate Middleton, 43, desempenhou um papel decisivo na remoção dos títulos e privilégios de Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Charles 3º e tio do príncipe William. As revelações vieram a público durante uma entrevista do especialista em realeza, Ian Pelham Turne, ao site do canal de TV Fox News. Ele também descreve a princesa de Gales como “o poder por trás do trono”.
De acordo com Turner, Middleton tem exercido forte influência sobre as decisões de Charles e William, atuando como uma figura de equilíbrio e estratégia dentro da monarquia britânica. “Ela é, obviamente, o poder por trás do trono, apoiando o rei e o príncipe na missão de garantir o futuro da Família Real e seu próprio destino como futura rainha”, relatou o especialista.
Ele acredita que Kate estaria comprometida em proteger o legado do marido e o lugar de seus filhos na sucessão real. “Ela deseja proteger os destinos de William e de seu filho mais velho, o príncipe George, enquanto trabalha para preservar a imagem da monarquia. Está determinada a projetar a imagem certa o tempo todo. Outra coisa: nunca houve muito afeto entre ela e Andrew”, completou.
Andrew Mountbatten-Windsor perdeu seus títulos de príncipe e duque após vir à tona seu envolvimento com a rede criminosa do empresário norte-americano Jeffrey Epstein (1953–2019). Além disso, o agora ex-príncipe foi expulso de Royal Lodge, sua residência localizada nos terrenos do Palácio de Windsor.
A decisão coincide com a recente publicação das memórias de Virginia Giuffre (1983–2025), uma das vítimas de Epstein. O livro, intitulado “Nobody’s Girl: A Memoir of Surviving Abuse and Fighting for Justice” (A Garota de Ninguém: Memórias de Sobrevivência ao Abuso e Luta por Justiça, em tradução livre), reacendeu o debate sobre o papel de Andrew nas investigações.
Giuffre alega ter sofrido abuso sexual pelo ex-príncipe quando era menor de idade, após ter sido traficada por Epstein — acusação que Andrew sempre negou. Em 2022, ele firmou um acordo extrajudicial com a vítima, pagando uma quantia não revelada.
Casados desde 2011, William e Kate Middleton são pais de George (12), Charlotte (10) e Louis (7), que ocupam, respectivamente, as primeiras posições na linha de sucessão ao trono britânico.