Lira diz que Lula é candidato ‘fortíssimo’ para 2026 e que direita não tem nome além de Bolsonaro
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o presidente Lula (PT) é candidato forte à reeleição se chegar ao ano eleitoral com economia em bom desempenho.
“Todo candidato à reeleição, se a economia estiver bem situada, é fortíssimo”, apontou. Ele fez a avaliação no Fórum Jota, realizado na quarta-feira (4) em Brasília. Também participaram do evento o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Já na direita, ele disse não ver outro candidato a não ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Se tiver elegibilidade ou não, vamos saber no período da eleição. Lula já disputou eleição assim”, disse.
Ele fez referência à eleição de 2018, quando o petista foi cabeça de chapa do PT mesmo estando preso e só foi substituído por Haddad como candidato pouco antes do primeiro turno.
“Se esse cenário [indeferimento de candidatura de Bolsonaro] acontecer, outras opções ficam escassas”, continuou, em referência a possíveis candidaturas de terceira via.
A declaração ocorreu no mesmo dia em que Lira entregou uma condecoração ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também cotado como presidenciável da direita.
Tarcísio foi agraciado com a Medalha Mérito Legislativo, que busca reconhecer pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder ou ao Brasil —Tarcísio foi consultor legislativo da Câmara entre 2015 e 2018.
Lira também foi questionado sobre o seu futuro depois de deixar a presidência da Câmara. Ele respondeu que está focado em conduzir a sua sucessão e que não cria expectativas sobre o que acontecerá depois.