Lira é um dos 35 deputados que não recebeu emendas em 2024; ao lado dele, estão opositores ferrenhos a Lula
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é um dos 35 deputados que não receberam nenhuma emenda parlamentar individual em 2024.
Dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), que disponibiliza informações sobre a execução orçamentária, mostram que, embora Lira tenha R$ 20,6 milhões em emendas empenhadas, nada foi pago este ano.
Ao lado de Lira estão opositores ferrenhos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tais como Bia Kicis (PL-DF), Marcel Van Hattem (PL-RS) e Silvia Waiãpi (PL-AM). Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e amigo da família Bolsonaro, e Alberto Fraga (PL-DF), amigo do ex-presidente, também estão na lista.
Outro que não recebeu nenhuma emenda este ano foi o deputado Chiquinho Brazão (PL-RJ). Ele está preso, denunciado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, e responde a processo no Conselho de Ética da Câmara, sob o risco de perder o mandato.
Questionado sobre ter sido preterido pelo governo, Lira riu e disse não acompanhar essa liberação. Em 2023, foram pagos R$ 27,8 milhões de emendas individuais de autoria do parlamentar.