Literatura feminina inspira estudantes em projeto de poesia na Grande João Pessoa
Literatura feminina inspira estudantes em projeto de poesia na Grande João Pessoa
A Escola Cívico-Militar Capitão Tomaz Panta, em Santa Rita, foi palco, nos dias 20 e 21 de outubro, de uma atividade que uniu poesia, educação e consciência social. O projeto “Mulheres que Versam Resistência” promoveu oficinas literárias com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, incentivando o contato com a literatura brasileira e estimulando a escrita autoral a partir de temas como desigualdade social, identidade e representatividade.
Durante as oficinas, os estudantes exploraram obras de Conceição Evaristo, Ryane Leão, Cecília Meireles e Carolina Maria de Jesus, além de conhecer a produção da poeta paraibana Rayana Carvalho. Para muitos participantes, esta foi a primeira experiência com um livro literário, o que, segundo as professoras envolvidas, revelou “um potencial criativo e uma sensibilidade surpreendentes”.
As atividades combinaram leitura, exibição de documentários, observação de imagens e exercícios de escrita criativa. Como resultado, os alunos produziram textos e poemas próprios, que serão reunidos em um “painel de palavras”, a ser transformado em exposição de lambes no próximo 31 de outubro, quando se comemora o Dia do Poeta.
O projeto integra a programação do Mês da Poesia e nasceu a partir da iniciativa “Mulheres que Correm com Livros”, idealizada pelas professoras santa-ritenses Rayana Carvalho, Rayssa Carvalho e Elailla Moraes. O movimento, que reúne quase 6 mil seguidores no Instagram (@mulheresquecorremcomlivros), tem se destacado por valorizar a literatura feminina e estimular o acesso à leitura entre mulheres e jovens de todo o Brasil.
por t5