Lula adia PEC de transição para articular com Congresso

0

Lula no debate da Globo. Foto: Reprodução

A apresentação da PEC da Transição foi adiada pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é ter mais um dia para dialogar com o Congresso antes de encaminhá-la à Comissão Mista do Orçamento. Assim, o documento, que seria entregue na terça-feira (8), só será enviado nesta quarta (9).

A Proposta de Emenda à Constituição é que garantirá que o Auxílio Brasil siga sendo pago, agora com a volta do nome Bolsa Família. Ela também é necessária para aumentar o salário mínimo acima da inflação. Isso porque, para cumprir as promessas de campanha, Lula terá que dispor de R$ 175 bilhões, valor acima do teto de gastos. Dessa forma, a quantia deve ser aprovada por meio de uma PEC.

Segundo informações do G1, o adiamento foi uma ordem de Lula repassada ao seu vice, Geraldo Alckmin, que é o coordenador-geral da transição de governo.

Assim, haverá tempo para que o emissário da equipe na Comissão do Orçamento, Wellington Dias (PT-PI), mostre o texto para os presidentes das Casas Legislativas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), antes de apresentar a PEC à comissão. O objetivo é mostrar diálogo com líderes do Congresso.

About Author

Deixe um comentário...