Lula canta na Bahia e diz dormir tranquilo com Rui Costa na Casa Civil; veja vídeo

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu jornalistas para café da manhã no Palácio do Planalto na terça (23) - Gabriela Biló /Folhapress

O presidente Lula (PT) defendeu na segunda-feira (1º) a atuação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O chefe do Executivo afirmou que dorme tranquilo todas as noites tendo o ex-governador da Bahia no comando da pasta.

“A presença do Rui [Costa] na Casa Civil, e a equipe que ele montou, é a certeza que posso dormir toda noite tranquilo que ninguém vai tentar me dar uma rasteira”, disse Lula durante discurso em cerimônia em Feira de Santana.

O presidente elogiou Rui e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. “Eles não deixam nada escapar. Nenhum ministro conta uma mentira pra mim que Rui e Miriam não desminta. É por isso que muitas vezes vocês ouvem que há divergência entre Rui e outros ministros”, afirmou Lula.

Rui Costa é um dos ministros criticados por deputados e senadores em meio às dificuldades do governo na articulação política junto ao Congresso Nacional. A Casa Civil, comandada por Rui, é considerada o ministério mais importante no Palácio do Planalto, pela atribuição de coordenação dos outros 37 ministérios.

Lula participou na Bahia da inauguração de um trecho da duplicação BR-116 entre as cidades de Santa Bárbara e Feira de Santana.

No discurso, Lula também cantou a música “Baiano Burro Nasce Morto”, do compositor Gordurinha, após elogiar a Bahia. “O povo baiano não é povo, é uma pessoa extraordinária”, disse. O estado é um dos redutos políticos do PT, que governa a Bahia desde 2007. Além disso, a Bahia costumar dar votações expressivas a candidatos petistas à Presidência. Em 2022, Lula obteve 72% dos votos válidos no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) no eleitorado baiano. Veja o vídeo abaixo (o presidente canta a partir de 6:51):

No início do discurso, Lula cedeu o microfone à primeira-dama Janja da Silva, que falou sobre o portal ComunicaBR, do governo federal, e expôs as funcionalidades da plataforma, que permite aos cidadãos consultarem ações da administração federal sobre cada cidade brasileira.

Ao iniciar seu discurso, o prefeito Colbert Martins (MDB) —adversário do PT em Feira de Santana— foi vaiado pela plateia, formada predominantemente por apoiadores do presidente. Lula foi até o púlpito e disse que “é muito desagradável convidar uma autoridade municipal e depois tratá-la com vaia”. “Senão, não vou poder frequentar nenhum evento convocado por um governador de oposição”, afirmou.

O pré-candidato do PT à Prefeitura de Feira de Santana, deputado federal Zé Neto (BA), discursou no evento, que teve parte da plateia formada por militantes do partido. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também compareceu.

Mesmo com uma agenda institucional, a ideia da visita foi alavancar a candidatura a prefeito do deputado federal Zé Neto, principal aposta do PT nas eleições municipais na Bahia. Esta será a sexta vez que o deputado vai disputar a Prefeitura de Feira de Santana.

O deputado vai enfrentar nas urnas Zé Ronaldo (União Brasil), que comandou a cidade por quatro mandatos e foi candidato a governador em 2018, sendo derrotado por Rui Costa.

No evento, o presidente Lula também anunciou R$ 2,4 bilhões de investimentos em infraestrutura para a Bahia. Dentre eles, está a pavimentação de 194 quilômetros da BR-030 no oeste baiano, entre os municípios de Cocos e Mambaí.

Também foi assinada a autorização do início dos serviços de duplicação de outros 53 quilômetros da BR-116 entre os municípios de Santa Bárbara e Teofilândia, e de serviços remanescentes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério.

No evento em Feira de Santana, também foi assinada a portaria de autorização de contratação de empreendimentos habitacionais da nova seleção do Minha Casa, Minha Vida em um total de 1.075 unidades habitacionais.

Lula seguiu para Salvador e, nesta terça-feira (2), participa do cortejo do 2 de Julho, que celebra a independência do Brasil na Bahia.

About Author

Deixe um comentário...