O presidente Lula conversou com o ministro do STF Alexandre de Moraes após a agressão sofrida pelo magistrado e por familiares dele no aeroporto de Roma, na noite da última sexta-feira (14/7).
De acordo com ministros do Palácio do Planalto, o petista falou com Moraes por telefone no sábado (15/7) e prestou solidariedade ao ministro do Supremo pelo ataque.
Ainda segundo auxiliares, Lula também acionou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para que a Polícia Federal investigue a agressão e ofereça proteção extra a Moraes e seus familiares.
Apesar da conversa, Lula, que está em viagem à Europa, ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. Somente seus ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin comentaram.
Moraes foi xingado por um grupo de brasileiros quando retornava da Itália ao Brasil. O filho do ministro teria sido fisicamente agredido.
Ainda no sábado, a PF anunciou ter aberto inquérito para investigar o ocorrido. A corporação já colheu depoimentos dos acusados e aguarda as imagens das câmeras do aeroporto.