Lula critica quantidade de acionistas da Vale e compara a empresa com cachorro com muito dono
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: 20/03/2023REUTERS/Adriano Machado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar na terça-feira (27) as privatizações de empresas estatais brasileiras no passado, citando em particular a grande quantidade de acionistas da Vale.
Lula comparou a Vale a um “cachorro com muito dono”, por quem, segundo ele, ninguém é responsável, no fim dos contas.
Na véspera, o conselho de administração da empresa elegeu por unanimidade o vice-presidente financeiro Gustavo Pimenta, 46, para substituir Eduardo Bartolomeo na presidência da mineradora. Lula tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando da empresa.
O mandatário também atacou novamente a venda de ativos da Petrobras, o que teria deixado a empresa “desmontada” e sem cumprir o seu papel, segundo ele.
“A Vale, que tinha uma diretoria, eu sabia quem era o presidente, a gente sabia quem era. Hoje, nessa discussão que a gente está, de fazer um acordo para receber dinheiro de Mariana, o dinheiro que prometeram para o povo, você não tem dono”, afirmou.
“[É] uma tal de corporate que não tem dono, monte de gente com 2%, monte de gente com 3%. É que nem cachorro de muito dono. Morre de fome, morre de sede porque todo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou.”
A Vale é hoje uma empresa sem controlador definido, uma “corporation”, mas ainda com influência de seus antigos controladores, Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Bradesco e a japonesa Mitsui.
Lula realizou uma visita na manhã desta terça-feira ao Centro de Operações Espaciais Principal, da Telebras, em Brasília. O chamado COPE-P é um conjunto de edificações onde se opera e monitora o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que cobre todo o território brasileiro.
Ele estava acompanhado dos ministros Juscelino Filho (Comunicações), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional).
A fala do presidente no evento foi inteiramente dedicada a criticar as privatizações e defender as estatais brasileiras. Citou que setores da sociedade buscam privatizar a Petrobras desde que a empresa foi criada por Getúlio Vargas. Como não foi possível, prosseguiu, optou-se por vender ativos da companhia.
“Desde lá, sempre aparece alguém achando que tem que privatizá-la. E quando há dificuldade de privatizá-la, eles começam a vender ativos separados e vão tentando desmontar o corpo, eu vendo um braço, eu vendo uma perna, vendo uma orelha, vendo os dentes”, afirmou.
“Ou seja, quando você volta, você percebe que a empresa está totalmente desmontada e não cumprindo mais aquele seu papel”, completou.
Durante a visita à unidade da Telebras, o presidente assistiu apresentações sobre ações de cooperação na área de comunicação e de defesa, como o monitoramento de satélites para detectar, entre outras questões, crimes ambientais. Também durante o evento, foi assinado um contrato entre Telebras e o Ministério do Trabalho e Emprego para o fornecimento de serviços de telecomunicações de longa distância.
O governo afirma que a iniciativa vai permitir a conectividade segura entre as 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego, com monitoramento contra ataques cibernéticos 24 horas por dia.
BaddieHub I’m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.
BaddieHub I’m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. I’m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.