Lula espera fechar acordo Mercosul-UE até o fim do 1º semestre

0
image (25)

Lula. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Mayara da Paz e Júlia Portela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na segunda-feira (30/1), que o acordo entre o Mercosul – formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – e a União Europeia, que reúne 27 países europeus, “se tudo der certo”, deve ser fechado ainda no primeiro semestre deste ano.

A fala foi feita durante declaração conjunta com o chanceler e primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. Os dois chefes de governo se reuniram na tarde desta segunda e trataram de temas em comum entre os países (leia mais abaixo).

“Alguma coisa tem que ser mudada. […] Nós vamos fechar esse acordo, se tudo der certo, quem sabe até o meio desse ano. Até o fim desse semestre é a nossa ideia de tentar encaminhar para que a gente tenha um acordo e comece a discutir outros assuntos, porque temos muitas coisas pela frente, e não apenas esse acordo com a União Europeia”, afirmou.

Já o chanceler alemão disse que o acordo é de interesse tanto do Brasil quanto da União Europeia. “Ambos queremos que haja um rápido avanço nessa questão”, afirmou.

As negociações do tratado entre os blocos foram concluídas em 28 de junho de 2019, mas para que o acordo passe a funcionar de fato, deve passar por um processo de revisão e ratificação por parte dos congressos nacionais dos países do Mercosul e pelo Parlamento Europeu.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...