Lula recebe integrantes da sociedade civil, movimentos sociais e sindicato dos petroleiros; veja sobre o que tratou o encontro

0

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso no encontro virtual do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã de sábado (6) em Brasília integrantes da sociedade civil, movimentos sociais e um representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A reunião foi realizada na Granja do Torto, uma das residências oficias da Presidência, onde Lula costumava dar festas nos dois primeiros mandatos.

Participam do encontro, entre outros, os ministros da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta e da Secretaria Geral, Márcio Macêdo.

Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Mácio Macêdo disse que encontro discutiu diagnóstico do país e sugestões de segmentos da sociedade civil. — Foto: Guilherme Mazui
Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Mácio Macêdo disse que encontro discutiu diagnóstico do país e sugestões de segmentos da sociedade civil. — Foto: Guilherme Mazui

Também compareceram representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Evangélicos pela Democracia, Católicos pela Democracia, Juristas pela Democracia, setor de pastoral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Levante Nacional da Juventude, confederação de educação e federações de bancários e metalúrgicos.

“Foi uma conversa de diagnóstico do país, de sugestões, das pautas que eles militam e sugestões em relação ao governo”, afirmou Macêdo, ministro que responde pelo diálogo do Planalto com movimentos sociais.

Apesar da presença do representante do sindicato dos petroleiros e do tumulto político envolvendo a Petrobras, o encontro não tratou da possível mudança no comando da Petrobras, segundo Macêdo.

O encontro, com representantes de petroleiros, abordou o ‘papel social’ da estatal e da importância da empresa investir na transição energética.

“Não foi tratado nenhum tema em relação à mudança da Petrobras ou à conflitos na Petrobras”, afirmou.

Na reunião, uma espécie de confraternização, o presidente Lula ouviu a percepção dos diferentes segmentos sobre o desempenho do governo.

Aliados do presidente acreditam que os resultados positivos das políticas implementadas pelo governo no primeiro ano de gestão começarão a surtir efeito ainda no primeiro semestre deste ano.

Crise na Petrobras

É incerta a permanência do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, no cargo.

Ele passa por um processo de fritura junto ao Palácio do Planalto, patrocinada pelos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.

As rusgas se intensificaram depois que Prates se absteve da votação do Conselho de Administração da Petrobras que determinou a retenção dos R$ 43,9 bilhões que seriam distribuídos aos acionistas como dividendos extraordinários.

Na sexta-feira (5), o Conselho de Administração da Petrobras se reuniu novamente para discutir a saúde financeira da companhia e abrir caminho para a distribuição dos dividendos retidos em março.

Mas Prates não participou da reunião. Nos bastidores do governo, já é ventilada uma eventual substituição de Prates.

Quando votaram pelo represamento dos dividendos, os indicados do governo no conselho da Petrobras justificaram a decisão por uma necessidade manter o dinheiro em caixa para conseguir condições melhores de financiamento para os projetos de investimento, reduzindo o nível de risco.

Evangélicos

Macêdo afirmou que a reunião também tratou sobre a necessidade de criar políticas públicas que “possam alcançar a comunidade evangélica e católica, sobretudo as mães evangélicas e as mães católicas que estão preocupadas com seus filhos que são vítimas de violências nas periferias”.

Terras

Macêdo relatou que o encontro também tratou de políticas públicas para o campo, como crédito e recursos para moradias rurais.

Segundo o ministro, uma das sugestões da reunião foi adotar medidas para facilitar a reforma de imóveis nas zonas rurais.

About Author

Deixe um comentário...