Mãe e filho são presos suspeitos de chantagem sexual contra vítimas que buscavam garotas de programa em site

0

Mãe e filho são presos suspeitos de chantagem sexual contra vítimas que buscavam garotas de programa em site — Foto: Divulgação/PC-GO

Mãe e filho foram presos suspeitos de chantagem sexual online em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, Goiás. O delegado Maytan Vinícius detalhou que as vítimas eram pessoas que acessavam sites de busca para acompanhantes e garotas de programa. O jovem, de 24 anos, criava perfis fakes na plataforma, segundo a polícia.

“Quando a vítima clicava no anúncio, ia para o WhatsApp. Com os dados do WhatsApp, começava ilegalmente a levantar dados, endereços, redes sociais, familiares […] Quando identificava um rapaz casado, ele entrava em contato falando o nome da esposa e que se não pagasse ia falar para ela”, explicou o delegado.

O portal não localizou a defesa dos suspeitos até a última atualização desta reportagem.

A polícia apurou que uma das vítimas teve o prejuízo de R$ 10 mil. Conforme explicou o delegado, o suspeito usava tornozeleira eletrônica por outro crime e chegou a enviar vídeo à vítima mostrando o aparelho para aterrorizá-la.

“Durante os levantamentos, apuramos que pelo menos mais duas vitimas caíram nesse tipo de situação. Uma vítima foi identificada do Rio Grande do Norte. Acreditamos que mãe e filho estão atuando há mais tempo”, pontuou Maytan Vinícius.

Imagem ilustrativa do site de acompanhantes e garotas de programa usado para criação de perfis fakes e extorsão em Goiás — Foto: Michel Gomes/g1
Imagem ilustrativa do site de acompanhantes e garotas de programa usado para criação de perfis fakes e extorsão em Goiás — Foto: Michel Gomes

A investigação indicou que o papel da mãe era fornecer dados bancários para receber o dinheiro obtido no crime. “Ela morava com ele no mesmo local e permitia a execução do crime, a gente ainda não sabe se ela ganhava alguma porcentagem, mas independente disso, ela foi partícipe”, completou o delegado.

Os dois foram presos na última quarta-feira (28/2), após investigação do Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais.

Investigação

A vítima procurou a polícia na terça-feira (27/2) e denunciou que foi extorquida sob graves ameaças para fazer transferências bancárias porque acessou um perfil fake disponível em um site de garotas de programa.

Na plataforma, a vítima clicou em um link que a redirecionou para uma conversa no WhatsApp. A situação descrita é definida como sextortion, uma chantagem sexual online no qual os criminosos exigem dinheiro para não divulgar de conteúdos sensíveis da vítima.

Segundo a vítima, ela fez dois pagamentos via PIX e a beneficiária na chave era a mãe do autor das ameaças.

“O autor queria mais dinheiro. Mandava até fazer empréstimo, as ameaças se agravaram ao ponto de ameaçar matá-lo. Ele mandou o vídeo justamente para amedrontar dizendo que ia até a casa da vítima matá-la”, completou o delegado.

Mãe e filho foram presos em casa. De acordo com a polícia, o delegado representou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva do suspeito que usava tornozeleira eletrônica.

Maytan Santana reforçou que é importante que outras vítimas deste tipo de crime denunciem à polícia. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 197, em delegacias, ou online.

About Author

Deixe um comentário...