Mineiro é condenado a sete anos de prisão por terrorismo e corrupção de menores para promover Estado Islâmico

Mineiro é condenado a sete anos de prisão por terrorismo e corrupção de menores para promover ISIS — Foto: Reprodução/TV Globo
A Justiça Federal condenou um homem a sete anos de prisão por terrorismo e corrupção de menores por promover o Estado Islâmico e tentar recrutar pessoas para grupos terroristas. Fabio Samuel da Costa Oliveira foi preso no ano passado quando tentava embarcar para a Turquia.
Segundo a Justiça Federal, Fábio Samuel da Costa Oliveira, que não teve a idade divulgada, é morador de Barbacena, na região da Zona da Mata de Minas Gerais. A CBN contou no ano passado que esse homem foi preso pela Polícia Federal quando tentava embarcar para a Turquia. Outros dois contatos dele foram presos na Espanha.
A prisão aconteceu por determinação da Justiça Federal em Minas Gerais. Na época ele foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele foi preso no momento em que embarcava para um voo internacional.
Na época, além da prisão, a justiça também expediu mandados de busca e apreensão em São José dos Campos, em São Paulo e em Barbacena, em Minas Gerais.
Segundo a condenação, além de terrorismo, Fábio também vai responder por corrupção de menores, já que teria contatado ao menos três adolescentes, que eram estimulados a fazerem parte de grupos terroristas.
Em um vídeo divulgado em março deste ano, de acordo com a CBN, o homem aprece respondendo a um questionário do Estado Islâmico. Além disso, no momento ele dizia que iria se juntar ao grupo terrorista e recrutar pessoas em países de língua portuguesa para lutarem em uma Guerra Santa.
A Polícia Federal já tinha divulgado que apurava o crime de integrar e promover organização terrorista. O delito é considerado hediondo e a pena é de cinco a oito anos de prisão e multa.