Mister Brasil 2026: Candidatos barbados e nordestinos são maioria
Da esq., Yago Cavalcante, Ezekiel Dall'Bello, Danton Miguel, Igor Oliveira e Eduardo Vilhena, candidatos a Mister Brasil CNB - Divulgação
por F5
Um grupo de 23 rapazes disputa na próxima sexta-feira (27) a final do Mister Brasil CNB 2026. Em sua 18ª edição, o concurso de beleza masculino será, pela primeira vez, realizado na região nordeste do país: a competição acontecerá em Pernambuco, com etapas entre a capital, Recife, e Caruaru.
Como acontece todos os anos, os candidatos passam por etapas valendo pontos classificatórios. Além de vídeos e fotos avaliados preliminarmente nas redes sociais, estão previstos: entrevista preliminar, desfiles de moda praia e noite, além da prova de ação social (chamada de Beleza pelo Bem).
Na agenda estão ainda outros compromissos e atividades, como fotos, gravações, presença em jantares e ensaios. A final será transmitida ao vivo, a partir das 20h, pelo canal TV Concurso Nacional de Beleza (TV CNB) no YouTube.
Assim como nos anos anteriores, quase todos os misters possuem barba —cerrada ou média. Três deles são negros (Acre, Sergipe e Vale Europeu/SC), um deles é loiro (Espírito Santo) e um tem ascendência oriental (Grande Curitiba).
Sobre divisão regional, enquanto a região Nordeste possui 8 representantes (34,8%), a Sul tem 5 (21,7%), Norte e Sudeste 4 cada (17,4%); Centro-Oeste vem com 2 (8,7%).
CARIOCA SE DESPEDE DO TRONO
Quem se despede do trono é o carioca Lucas Laet, 33, vencedor do Mister Brasil CNB 2025. Ele fez história ao tornar-se o segundo homem negro a vencer o concurso –o pioneiro foi o paraibano Ítalo Cerqueira, em 2019.
Lucas é casado, modelo, ator, militar, faixa preta em jiu-jítsu e engajado em projetos sociais. Durante o reinado, fez uma participação na novela “Vale Tudo” e representou o país no Mister Global 2025, que aconteceu em outubro na Tailândia. O vencedor foi o espanhol Alejandro Ortega e o brasileiro acabou ingrando o grupo dos Top 20.
Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational.
O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é o responsável por enviar brasileiros a três desses cinco eventos: Supranational, International e Global. Os representantes de cada um são escolhidos entre os finalistas de cada edição.
O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por grandes personalidades da mídia e do mundo da moda, como o BBB Jonas Sulzbach (2010), o modelo Lucas Gil (2007) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, ganhou os holofotes o nadador olímpico Henrique Martins (2023), com sua participação em A Fazenda 15.