Mourão viu Bolsonaro “triste”, mas diz que transição “está andando”

Vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
Por Mayara Oliveira
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse na terça-feira (29/11) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) estava triste durante o evento do qual participou no último sábado (26/11), quando marcou presença em uma formatura militar da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro. Foi a primeira viagem do chefe do Executivo federal desde a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante determinado momento do evento, Mourão pediu para que Bolsonaro cumprimentasse apoiadores que estavam no local e que entoavam gritos de “mito” ao presidente, que apenas olhou para os simpatizantes, sem interações.
“Eu falei para ele que tinha aquela porção de gente que queria tirar foto com ele. Pedi pra ele: ‘Vai lá, tira foto com o povo’. Só isso aí. Ele estava meio, estava meio triste”, afirmou Mourão ao ser questionado sobre o assunto por jornalistas.
Apesar disso, o vice-presidente disse que a transição de governo para a gestão do presidente eleito Lula “está andando”. Na terça-feira (29/11), Mourão recebeu o vice-eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para um café na vice-presidência.
“O presidente [Bolsonaro] não participa [efetivamente] da transição… [Ele] recebeu o Alckmin. Deixa para lá. Está bom, está tudo andando. Está tudo tranquilo. Tudo bem”, disse o vice.
Segundo Mourão, Alckmin queria saber mais sobre as atividades, estrutura e número de cargos dispostos na vice-Presidência.
“Ele veio querer saber quais são as atividades que a vice-presidência está fazendo, estrutura e número de cargos. Ele me telefonou ontem e pediu um café”, declarou.