MP abre investigação de outdoor contra Lula em Mato Grosso

0

O MP-MT (Ministério Público do Mato Grosso) abriu inquérito para investigar o outdoor contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instalado em Rondonópolis, no Mato Grosso, com a mensagem “traidor da pátria”.

O apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e deputado estadual, Gilberto Cattani (PL-MT), Thiago Mota de Lima E Michel Pagno, do Movimento Conservador serão investigados por possíveis crimes de difamação, injúria, ameaça e associação criminosa.

De acordo com o pedido feito pelo ex-presidente e o Partido dos Trabalhadores, a imagem do ex-presidente está sendo difamada em nível nacional e internacional, porque apesar do outdoor estar em um trecho de uma rodovia no Mato Grosso, existem diversas reportagens na internet que retratam o tema.

Eis o outdoor:

No despacho, o procurador de justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, disse que o relato e os elementos apresentados por Lula indicam que “ao menos no primeiro olhar, o Deputado Estadual Gilberto Cattani, Thiago Mota de Lima, Michel Pagno e outros ainda não identificados, se associaram, de forma estável e permanente, para a prática reiterada de delitos contra a honra do ex-Presidente da República“.

Arruda destacou ainda que após Cattani postar uma foto da inauguração do outdoor em suas redes sociais, é possível observar “prática não apenas do crime de Associação Criminosa, mas, também, de Injúria e Difamação por parte do deputado estadual Gilberto Cattani e outros“, completou.

Eis a íntegra do despacho (3MB).

PT QUESTIONA OUTDOORS NO TSE

Em abril, o PT protocolou 3 representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) questionando os outdoors contra o ex-presidente Lula instalados em Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso.

De acordo com a sigla, há propaganda eleitoral antecipada e por meio vedado, já que a instalação de painéis é proibida. O período de propaganda eleitoral só começa em 16 de agosto de 2022.

Uma das peças foi colocada em Divinópolis (MG) consta a seguinte mensagem, acompanhada de uma foto de Lula: “Nós aqui odiamos este ladrão comunista. Fora maldito”.

Em Imperatriz (MA), o ex-presidente é chamado de “traidor da pátria”, e em Rondonópolis (MT), de “bandido”.

“Pela leitura dos outdoors, identificam-se os elementos que comprovam a propaganda antecipada negativa, tendo em vista que a mensagem incute na mente do eleitor que Luiz Inácio Lula da Silva seria ‘ladrão’, acusação que, além de inverídica, atinge sua honra e imagem pública”, diz o PT na representação.

About Author

Deixe um comentário...