MPPB cobra na Justiça plano de ação para resolução de vazamentos de gás no Hospital Arlinda Marques

0
hospital arlinda

Hospital Arlinda Marques tem problema de vazamento de gás — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou na Justiça com uma ação civil cobrando do governo do estado uma solução definitiva para os vazamentos de gás no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa.. O pedido de tutela provisória de urgência foi protocolado pela promotora Jovana Tabosa, nesta sexta-feira (10), e dá um prazo de 72 horas para que a administração estadual apresente um plano de ação para sanar os problemas na unidade. Foram três vazamentos de gás no mês de maio.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Paraíba, mas até a última atualização desta matéria não teve resposta.

Na ação, o MP pede que que plano de ação contemple os determinados pontos:

  • A manutenção periódica das fossas e galerias no entorno da edificação, para evitar entupimentos;
  • A instalação de tubulação de alívio de pressão para as caixas de esgoto e pluviais;
  • A substituição do equipamento (válvula tipo check) utilizada na saída do esgoto, por não ser a mais apropriada para evitar a passagem do gás.

De acordo com o Ministério Público, a urgência para solução do problema é questão de saúde pública, pois a probabilidade de um novo episódio de gás de amônia coloca em risco funcionários, pacientes e acompanhantes.

  • PRIMEIRO VAZAMENTO DE GÁS (DIA 11): ala precisou ser esvaziada
  • SEGUNDO VAZAMENTO DE GÁS (DIA 20): pacientes voltaram a ser realocados em ambulatório
  • TERCEIRO VAZAMENTO DE GÁS (DIA 23): terceiro vazamento em menos de 15 dias

O laudo da perícia da UFPB confirmou a presença do gás amônia (NH₃) que é resultado das reações de decomposição de material orgânico no ambiente das fossas de esgoto pluviais.

Para o MPPB, o fato do Arlinda Marques ser a referência no atendimento de crianças, os efeitos nocivos da inalação do gás amônia podem ser ainda mais prejudiciais.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...