MST: Organização Mundial do Trabalho premia o movimento

0

Bandeira do MST. Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) selecionou o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como um dos cinco vencedores do prêmio de justiça social Esther Busser Memorial Prize.

A honraria foi entregue em cerimônia virtual nessa sexta-feira (22), dias após o movimento invadir a sede da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja) e depredar a fachada do edifício em “protesto contra a fome”.

Em seu discurso na premiação, a diretora do movimento, Ayala Ferreira, afirmou que o grupo foi “instruído e moldado a muitas mãos de trabalhadores e trabalhadoras rurais que compreenderam a missão histórica de lutar pela democratização da terra”.

– Encerro expressando a imensa alegria pelo premio Ester Busser, concedido ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. E nossa forma de fazer jus ao legado deixado por Ester Busser é seguir na resistência ativa por justiça social para milhões de trabalhadores, na defesa da vida e da sóciobiodiversidade – disse Ayala.

O nome do prêmio Esther Busser faz menção à defensora dos direitos dos trabalhadores, que atuou como pesquisadora e diretora adjunta da ITUC (Confederação Sindical Internacional) por uma década.

Idealizadora do prêmio, a OIT é uma agência multilateral da ONU (Organização das Nações Unidas), sediada em Genebra, que trabalha na regulação do trabalho e no cumprimento das normas internacionais.

About Author

Deixe um comentário...