Nasa descarta lançar Artemis 2 à Lua em março devido a problema técnico em foguete

0
image (5)

Nasa descarta lançar Artemis 2 à Lua em março devido a problema técnico em foguete

por Folha de S.Paulo

O administrador da Nasa, Jared Isaacman, descartou no sábado (21) o lançamento da missão Artemis 2 em março devido a um problema técnico com o foguete SLS (Space Launch System). O anúncio ocorre um dia depois de a agência afirmar que tentaria fazer o voo no mês que vem.

A Artemis 2 marcará a primeira missão tripulada lançada com destino à Lua desde dezembro de 1972, quando ocorreu a Apollo 17, última visita de humanos à superfície lunar no século 20.

Ela contornará a Lua e fará uma trajetória em forma de 8, retornando à Terra em seguida, num percurso de cerca de dez dias, entre ida e volta.

A tripulação é formada por Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen.

Pela primeira vez, um homem negro (Glover), uma mulher (Koch) e um cidadão não americano (Hansen) farão a jornada além da órbita terrestre. Nas missões Apollo, todos os tripulantes eram americanos e brancos.

Em um primeiro post publicado no sábado no X, Isaacman afirmou que dados mostraram uma interrupção no fluxo de hélio no estágio de propulsão criogênica intermediária do SLS. O fluxo de hélio é necessário para o lançamento.

Segundo ele, as equipes tentavam solucionar o problema e já se preparavam para retirar o veículo da plataforma de lançamento e levá-lo de volta ao edifício de montagem de veículos, ou simplesmente VAB, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos EUA.

Mais tarde, em um post mais longo, o chefe da Nasa disse que o problema só poderia ser resolvido no prédio de montagem, de onde o foguete havia sido retirado em 18 de janeiro em uma plataforma móvel. O VAB fica a seis quilômetros da plataforma 39B, que também fica no Centro Espacial Kennedy.

De acordo com Isaacman, as falhas podem ter ocorrido em um filtro ou em uma válvula do foguete, que tem 98 metros de altura.

Com a decisão de remover o SLS para o edifício de montagem, não será mais possível utilizar a janela de março para o envio da missão. Para esse mês, o calendário estabelecia como janela de lançamento os dias 6, 7, 8, 9 e 11.

Para abril, as datas possíveis são 1º, de 3 a 6 e 30, segundo a Nasa.

As primeiras datas eram em fevereiro, porém a agência desistiu em razão de problemas identificados em um “wet dress” realizado no dia 3. Naquele ensaio geral, houve vazamentos de combustível e quedas nos canais de comunicação.

Um novo “wet dress” foi realizado nesta semana. Durante o teste, houve uma falha de comunicação com a nave, mas, em seguida, a situação voltou ao normal. Próximo ao fim do teste, a contagem regressiva também foi paralisada por causa de anomalia de voltagem no sistema aviônico do propulsor; em seguida, a situação também se normalizou.

Dessa vez, não foram registrados, de acordo com os registros da Nasa, os vazamentos de combustível acima do aceitável observados no primeiro ensaio feito no início de fevereiro.

Na sexta-feira (20), a Nasa disse que, após esse teste, tentaria fazer o lançamento da Artemis 2 no dia 6, com a ressalva de que ainda seria necessário analisar mais dados, segundo Lori Glaze, gerente do programa da Nasa de Lua a Marte.

“Toda noite eu olho para a Lua e fico muito animada, porque eu sinto que ela está nos chamando e nós estamos prontos”, afirmou Glaze, em uma entrevista coletiva.

Wiseman, Glover, Koch e Hansen assistiram ao ensaio de quinta-feira, apesar de não terem participado. Eles entraram em quarentena nesta sexta, contudo, com as mudanças de plano, devem ser liberados.

Segundo Isaacman, a Nasa tem trabalhado incansavelmente para lançar a missão Artemis 2. Ele ressaltou que há muitas diferenças entre o cenário atual e os anos 1960, quando humanos chegaram à Lua pela primeira vez com o programa Apollo.

“Retornaremos nos próximos anos [à Lua], construiremos uma base lunar e faremos missões contínuas de ida e volta [ao satélite]”, afirmou Isaacman, que já foi ao espaço e em 2024 participou da primeira caminhada espacial privada da história.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...