O que você precisa saber sobre a estação espacial chinesa Tianhe

0

© Fornecido por eCycle

estação espacial chinesa Tianhe, lançada em abril de 2021 com a finalidade de servir como base para astronautas e ajudar a promover missões, faz uso de propulsores de íons, tecnologia que produz altíssima velocidade e possui grande capacidade energética. As informações são do periódico chinês South China Morning Post.

Chamado de Tianhe e lançado no final de abril, o módulo é movido por quatro “motores iônicos” que usam eletricidade para acelerar os íons como uma forma de propulsão.

Muito mais eficiência

Os acionamentos de íons são ordens de magnitude mais eficientes em comparação com a propulsão química. Para manter a Estação Espacial Internacional em órbita por um ano, por exemplo, os propulsores consomem quatro toneladas de combustível de foguete.

Vídeo: Astronautas atualizam fontes de energia de estação espacial (KameraOne)

Veja também – Astronautas instalam ferramentas em caminhada fora da estação espacial chinesa

Com os propulsores de íons, seriam necessários apenas 400 kg para permanecer em órbita pelo mesmo período de tempo, de acordo com a Academia Chinesa de Ciências.

Outro exemplo impressionante de aplicação da tecnologia espacial chinesa é a possível redução do tempo que se levaria para viajar a Marte — uma queda de oito meses para apenas 39 dias —, e da quantidade de combustível necessária para fazer essa jornada. Fator que contribuiria para a diminuição de lixo espacial.

Polêmica 

Apesar de existir há décadas, a adoção convencional de íons estava sendo dificultada pelo fato do impulso produzido não ser muito significativo. E aumentar a escala dos propulsores poderia acabar colocando os astronautas em perigo e encurtar a vida útil dos satélites.

Mas os cientistas da Academia Chinesa de Ciências parecem ter decifrado o segredo. Uma de suas unidades de íon em desenvolvimento está queimando há mais de 11 meses consecutivos.

Isso graças a um campo magnético que impede as partículas de causarem prejuízos ou corroerem o motor, enquanto um material cerâmico especial impede que ele seja danificado pela radiação.

Reveja como foi o lançamento no inicio do ano

About Author

Deixe um comentário...