Odessa é bombardeada durante visita do presidente do Conselho Europeu

0

Foto: Reprodução/@eucopresident

Odessa, cidade portuária na Ucrânia, sofreu diversos bombardeios enquanto o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, visitava o local.

Nesta segunda-feira (9/5), de acordo com o governo ucraniano, ataques com misseis obrigaram Michel a interromper uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal.

Os dois líderes europeus estiveram abrigados durante o ataque, segundo informações de agência internacionais de notícias.

Antes, Michel escreveu no Twitter que tinha viajado para Odessa com o intuito de celebrar o Dia da Europa — data que surgiu o embrião da atual União Europeia. “Vocês não estão sozinhos”, frisou.

Num tweet subsequente, Michel publicou fotos do porto de Odessa e ressaltou o impacto da guerra nas cadeias globais de abastecimento, sobretudo no mercado de cereais.

Michael afirmou que “muitas toneladas” de cereais estão paradas no porto de Odessa devido ao bloqueio russo do Mar Negro. “Traz consequências dramáticas para países vulneráveis”, finalizou.

Ucrânia pede sanções

O primeiro-ministro da Ucrânia aproveitou o encontro para pedir mais sanções econômicas contra a Rússia.

“Durante um encontro em Odessa, que foi recentemente atingida com mísseis, discuti com o presidente do Conselho Europeu a necessidade de adotar o sexto pacote de sanções e aumentar a pressão sobre a Rússia. Agradeci a prontidão para restaurar a Ucrânia. Salientei a importância da integração na União Europeia para a Ucrânia”, escreveu.

About Author

Deixe um comentário...