Paraíba registra aumento significativo nas doações de órgãos

0

Paraíba registra aumento significativo nas doações de órgãos (Foto: Secom-PB)

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba anunciou na noite de quarta-feira (28) um avanço significativo no número de doações de órgãos no estado. Em destaque, está o marco histórico das doações de coração, que já alcançaram o dobro do registrado em todo o ano de 2022. Além disso, a Paraíba tem apresentado avanços também nas doações de outros órgãos e tecidos.

Segundo a Central Estadual de Transplantes, o estado registrou a sexta doação de coração do ano, um feito notável em comparação às três doações ocorridas em todo o ano anterior. Dos seis corações doados em 2023, um foi encaminhado para o estado de Pernambuco, enquanto os outros cinco permaneceram na Paraíba.

A última doação ocorreu no Hospital Metropolitano e, além do coração, foram doados também o fígado, os rins e as córneas do paciente. O doador, um homem de 45 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após a confirmação da morte encefálica por meio de um rigoroso protocolo, a família decidiu disponibilizar os órgãos para doação.

Este ano, a Paraíba já contabiliza 75 córneas doadas e registrou 16 doações efetivas, ou seja, captação de pelo menos um órgão sólido para transplante. Além disso, foram realizados 121 transplantes no estado desde o início do ano.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destaca que o aumento significativo nas doações é resultado de uma combinação de fatores essenciais, incluindo investimentos, capacitação profissional e sensibilização das famílias doadoras. Ela ressalta que o aumento de 100% nas doações de coração é um marco histórico para a Paraíba, que deve ser comemorado não apenas pelos números, mas pelas vidas que foram salvas e transformadas.

Além das conquistas relacionadas às doações de coração, a Paraíba tem apresentado avanços no campo dos transplantes em geral. Em 2022, foram realizados 310 transplantes no estado, um aumento de 30% em relação a 2021, quando foram realizados 246 transplantes de córneas, o melhor desempenho dos últimos 20 anos.

Outro dado positivo é a redução na lista de espera por um órgão ou tecido. Em 2021, a Paraíba encerrou o ano com 503 pessoas aguardando doações, enquanto em 2022 esse número caiu para 449, uma redução de quase 11%.

Segundo a diretora, esses avanços têm rendido reconhecimento ao estado. Em 2020, a Paraíba recebeu o prêmio nacional “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”, concedido pelo Ministério da Saúde, pelo crescimento expressivo nas doações e transplantes. Em 2019, o estado saiu do pior desempenho nacional nesses quesitos para se destacar entre os estados brasileiros mais desenvolvidos nessa área. Foi também em 2019 que a Paraíba retomou os transplantes de coração, após uma década de ausência.

Por T5

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...