Paraibanos são finalistas do Troféu HQ Mix 2024, prêmio nacional de quadrinhos

0

Obra 'Moídos' do paraibano Samuel de Gois é uma das obras finalistas do HQ Mix — Foto: Samuel de Gois/divulgação

Quatro projetos desenvolvidos por paraibanos são finalistas do Troféu HQ Mix 2024, uma das mais tradicionais premiações de quadrinhos do Brasil. O prêmio foi criado em 1988 e escolhe, por meio de votação, as histórias em quadrinhos que mais se destacaram no país.

Os artistas Samuel de Gois, autor de “Moídos”, e Thaïs Kisuki, de “Ô Josué ! Crônicas da Fome”, estão concorrendo ao prêmio, assim como os eventos Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos, organizado por Manassés Filho, e Imagineland, que tem como um dos sócios o paraibano JP Sette.

Top! Top! - Convenção Paraibana de Quadrinhos, concorre na categoria Evento — Foto: Adriano franco/divulgação
Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos, concorre na categoria Evento — Foto: Adriano franco/divulgação

Manassés Filho comentou que se sente muito feliz com a indicação e que a indicação não é só dele, mas de todas as pessoas que contribuem para a Top! Top! acontecer.

“É uma imensa alegria, mas eu sempre costumo afirmar que essa alegria não é apenas minha, até porque eu não tomo a propriedade dessa indicação como sendo única. Ela pertence, e a compartilho com muita alegria, com todas as pessoas que acompanham a Top!Top! desde sua primeira edição em 2012 e vem acompanhando até hoje, fazendo ela chegar a um ambiente que cada vez mais agrega não só na ideia de formar leitores, mas também de dar visibilidade a autores e suas produções”.

Top! Top!, assim como o Imagineland, concorrem na categoria Evento.

Artists' Alley do Imagineland 2024 — Foto: Diogo Almeida/g1
Artists’ Alley do Imagineland 2024 — Foto: Diogo Almeida/g1

Já Samuel de Gois destaca que essa é sua terceira indicação ao prêmio HQ Mix e que ganhou o prêmio em 2020 com seu livro “Fibrilação” na categoria Projeto Gráfico.

“Essas premiações acabam focando muito em obras do eixo sul/sudeste e acho importante que artistas de outros estados participem. E principalmente que novos artistas participem, mesmo sem a pretensão de ganhar nada. Para fazer essa ocupação de espaço, para seu nome aparecer para jurados e pessoas do ramo.”

“Moídos”, de Samuel, concorre na categoria Web Tira.

Quadrinistas paraibanos Samuel de Góis e Thaïs Gualberto, na CCXP 2019 — Foto: Arquivo Pessoal/Thaïs Gualberto/Arquivo
Quadrinistas paraibanos Samuel de Góis e Thaïs Gualberto, na CCXP 2019 — Foto: Arquivo Pessoal/Thaïs Gualberto/Arquivo

A artista Thaïs Kisuki comenta que é sempre uma alegria ser indicada ao HQ Mix e lembra que já foi indicada ao prêmio por sua obra “Olga”. Ela destaca que:

“É um trabalho do qual eu tenho muito orgulho, eu fiquei muito contente com o resultado dessa publicação. É bom ter esse trabalho reconhecido e também é legal porque outras pessoas vão ter acesso a ele.”

Além disso, Thaïs destaca a participação da Paraíba na HQ Mix, apesar de ser um estado pequeno.

“A gente é muito forte dentro das histórias em quadrinhos. Então é um movimento interessante, porque vendo que tem conterrâneos sendo reconhecidos pelo país afora, outras pessoas do nosso estado podem se sentir estimuladas a produzir e a divulgar mais o seu trabalho. Então, fico muito feliz, sim, de estar nessa lista.”

Thaïs concorre como uma das responsáveis pela obra “Ô Josué! Crônicas da Fome”, um trabalho coletivo organizado em Pernambuco, e que concorre em duas categorias: Publicação Mix e Publicação Independente de Grupo.

Sobre o prêmio HQ Mix

O prêmio HQ Mix foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo o país. As votações para o HQ Mix são realizadas por artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas do Brasil.

A divulgação dos vencedores do HQ Mix, será no início de dezembro, dias antes da cerimônia de entrega dos troféus, que será realizada no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, no dia 11 de dezembro, às 19h, em São Paulo.

About Author

Deixe um comentário...