Passageira expulsa mulher do metrô por não usar máscara em SP
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
“Eu desço a hora que eu quiser”, é possível ouvir a passageira sem máscara falar. Ela então tem a bolsa arrancada das mãos e atirada para fora do vagão. Enquanto ela procura pelos pertences, acaba empurrada do vagão pouco antes das portas se fecharem.
Após a expulsão, os demais passageiros riem inicialmente da mulher, mas em seguida a aplaudem. Segundo o autor da publicação, ela se identificou como enfermeira. “Uma cidadã estava sem máscara no vagão do metrô. Uma enfermeira pediu por gentileza para que ela colocasse a máscara novamente. Essa cidadã ofendeu a enfermeira”, escreveu o passageiro.
Ao UOL, o Metrô informou que não houve reclamação ou algum tipo de registro da confusão envolvendo as duas mulheres. O órgão, no entanto, informou que exige o uso de máscaras nos locais de circulação pública e que, além de campanhas para o estímulo do uso do item, a companhia inseriu no aplicativo a opção de comunicar rapidamente sobre passageiros que não a utilizam.
O Metrô também informou que capacitou colaboradores para orientar os passageiros sobre a utilização do item e ainda para retirar de viagem “aqueles que insistirem no descumprimento”.
“A eficácia dessas medidas depende da colaboração de passageiros que, além de usar as máscaras corretamente, podem comunicar o não uso ou utilização incorreta das máscaras a qualquer funcionário do Metrô ou pelo SMS-Segurança (11 97333-2252) e aplicativo MetroConecta (Android e iOS)”, diz comunicado.
O vídeo está disponível no twitter: https://twitter.com/opovo/status/1481649511780864012