Patriota expulsa vereador do RS que ofendeu baianos

0

Sandro Fantinel. Foto: Bianca Prezzi/Câmara Caxias

Por Leiliane Lopes

Na quarta-feira (1º/3), o Patriota anunciou a expulsão do vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel, que gerou polêmica ao fazer comentários preconceituosos contra os trabalhadores baianos que foram resgatados de fazendas gaúchas onde viviam em regime análogo à escravidão.

Na explicação do partido, o discurso do parlamentar “está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem e ao trabalho”.

A nota diz ainda que a situação gerada pela fala do vereador tornou sua permanência na sigla “inconciliável”, pois o Patriota prima “pelo respeito às leis, à vida e à equidade”.

Fantinel discursou no plenário da Câmara de Caxias do Sul, na terça (28/2), comentando a situação de mais de 200 funcionários que foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, que trabalhavam para vinícolas locais.

O vereador falou para os donos de vinícolas, dizendo para que eles não contratem mais baianos, mas sim argentinos.

– Todos os agricultores que têm argentinos trabalhando, hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e, no dia de ir embora, ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam. Em nenhum lugar do estado, na agricultura, teve um problema com argentinos. Agora, com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente. Que isso sirva de lição – disse o político.

About Author

Deixe um comentário...