Pela primeira vez, Almeidão tem todos os laudos de segurança exigidos pelos Bombeiros
A temporada 2025 vai começar com uma boa novidade para o futebol paraibano. Pela primeira vez, desde a sua fundação há 50 anos, o estádio Almeidão, em João Pessoa, possui todos os laudos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, a praça esportiva não terá restrição para receber a capacidade máxima de público no próximo ano.
A regularização dos equipamentos de segurança aconteceu após a Secretaria de Estado Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) firmar uma parceria com a promotora de um show que ocorreu no último dia 14 de dezembro, dentro do Almeidão. No acordo, além da empresa pagar um aluguel de R$ 150 mil, ela também se comprometeu a fazer algumas melhorias na parte interna, como a instalação de alarmes bombas para incêndio, botões e barras antipânicos e pequenas intervenções nos banheiros e lanchonetes.
“O estádio foi alugado pela empresa que fez o show. Em troca do aluguel, ela fez algumas benfeitorias no estádio Almeidão. Então, pela primeira vez, em 50 anos, nós estamos com tudo aquilo que o Corpo de Bombeiros exige para uma questão de segurança. Uma das exigências que não tínhamos cumprido em relação ao ano anterior era a barra antipânico, colocamos em todas as portas e mudamos as posições dos portões. A bomba (de água), caso houver um incêndio, vai ligar automaticamente. Hoje nós temos um alarme antipânico instalado, é um dos mais modernos do país. Então, o laudo hoje do Almeidão é na íntegra, nós não temos nenhuma ressalva”, explicou Lindolfo Pires, secretário da Sejel.
E o gramado?
Mesmo com 30 mil pessoas presentes no show do último fim de semana, o gramado do Almeidão não ficou danificado, como temiam alguns torcedores do Botafogo-PB. Para comportar a grande quantidade de pessoas sem estragar a grama, foram utilizados pisos do modelo easyfloor, que é voltado especialmente para a proteção dos gramados em casos de shows, feiras ou outros eventos em estádios.
De acordo com o secretário Lindolfo Pires, o show que aconteceu não vai interferir no cronograma de manutenção do gramado e garantiu que o campo estará em condições de jogo para o início da temporada, quando o Botafogo-PB irá jogar pela pré-Copa do Nordeste, no dia 04 ou 05 de janeiro, contra o Maranhão.
“Essa mesma empresa que fez aqui em João Pessoa, é acostumada a fazer no Allianz Parque. Essa mesma tecnologia que foi utilizada em São Paulo é a mesma que foi utilizada aqui. Passou apenas um dia cobrindo o gramado para que o sol pudesse já no outro dia atender à grama no Almeidão. O torcedor e os jogadores que vierem aqui no dia 05 de janeiro, vão encontrar o gramado em perfeita condições”, disse o gestor.
Novidade para o atendimento dos jogadores
Além das melhorias na segurança, também haverá outra novidade para 2025. A partir do próximo ano, os jogadores que se lesionarem durante o jogo não vão precisar sair de campo na famosa e tradicional maca. Isso porque foi adquirido um carro-maca para otimizar o atendimento dos atletas.
“Iremos entregar um carrinho maca para os jogadores, a partir do dia 05 de janeiro, através de um convênio com a Loteria do Estado da Paraíba. Nós estamos procurando parcerias para que o estádio tenha melhores condições”, complementou o secretário de esportes.