Perguntado se Bolsonaro sabia da minuta do golpe, Cid faz que sim com a cabeça; depois, diz que viu o ex-presidente editando o documento

0
image (9)

Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, em sessão da CPMI do 8/1. Foto: Reprodução

Em depoimento à Polícia Federal no âmbito de sua delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve acesso à minuta do decreto que previa a anulação das eleições e a convocação de um novo pleito.

Cid também confirmou que Amauri Saad, jurista ligado ao governo, esteve em mais de uma reunião com Bolsonaro para tratar do documento.

Ao ser questionado sobre os encontros, Cid afirmou que eles ocorreram entre os dias 12 e 22 de novembro de 2022 ou, em uma possibilidade menos provável, entre 5 e 12 de dezembro. Ele confirmou que a minuta apresentada previa a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O documento determinava ainda a anulação das eleições presidenciais e a realização de um novo pleito.

Em um momento da oitiva, Cid foi perguntado diretamente sobre a participação de Bolsonaro nas reuniões em que a minuta foi apresentada. Ele confirmou com um gesto de cabeça e, depois, verbalmente: “Nova eleição”, disse, validando o conteúdo do decreto golpista.

Questionado se Amauri Saad esteve no Palácio do Planalto mais de uma vez para discutir o tema, Cid confirmou: “Ele esteve lá mais de uma vez”. Indagado se essas reuniões ocorreram diretamente com Bolsonaro, ele respondeu de maneira afirmativa: “É”.

Por fim, ao ser perguntado se se recordava de mais detalhes sobre as reuniões, Cid disse: “Não, só aquilo mesmo, que ele [Bolsonaro] apresentou os considerandos”. O depoimento reforça a tese da Procuradoria-Geral da República (PGR) de que Bolsonaro não só tinha conhecimento da proposta de golpe, como também atuou diretamente na articulação de sua possível implementação.

Depois, em um segundo momento da delação, ele disse que viu o presidente “tocando” a minuta.

“Eu falei da minuta, a minuta eu vi, eu vi a confecção, eu vi o presidente tocando, eu falei, mas de detalhe disso aí eu não sei”, disse Cid.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...