Petrobras oferece 7% de reajuste a funcionários, que criticam proposta

0

Foto: Agência Petrobras/Stéferson Faria

Por Otávio Augusto

A Gerência de Recursos Humanos da Petrobras apresentou uma nova contraproposta, reiterando que o objetivo da empresa é fechar o Acordo Coletivo com os servidores até 31 de agosto. Entre as mudanças apresentadas pela estatal está o reajuste de 7%. Antes, a estatal havia oferecido aumento de 5%.

Na terça-feira (19/7), ocorreu a segunda reunião de negociação entre servidores e representantes da estatal.

A contraproposta apresentada pela empresa em 20 de junho foi rejeitada por unanimidade pelos petroleiros nas assembleias realizadas pelos sindicatos.

A Petrobras manteve os valores oferecidos anteriormente para remuneração de horas extras, banco de horas e troca de turno.

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) , Deyvid Bacelar, criticou a proposta e afirmou que não a levará para votação.

“Não tem condição alguma de levarmos sequer essa proposta para as assembleias. Não vamos nos intimidar com os limites de fechamento do Acordo que vocês estão impondo. Mais uma vez, insistimos em resolver o Acordo na mesa de negociação, mas a Petrobrás prefere o conflito, pelo que está posto nesta segunda contraproposta, que é indecorosa. O que está posto é praticamente a destruição do Acordo Coletivo”, reclamou.

Bacelar mostrou descontentamento com o fato de a nova contraproposta não cobrir a inflação do período.

“Não tivemos praticamente qualquer avanço. Nos preocupa muito chegar ao meio de julho com uma segunda proposta nesse nível”, concluiu.

Veja detalhes da proposta da Petrobras a servidores:

  • Reajuste de 7%.
  • Manutenção da Gratificação de Campo Terrestre de Produção.
  • Manutenção do feriado no turno, conforme cláusula atual do ACT.
  • Segurança no emprego e excedente de pessoal: a empresa insiste na retirada do parágrafo 4ª da Cláusula 42 e propõe incluir uma cláusula específica para a Gestão Ativa de Portfólio.
  • Compensação de HEs pendentes (Natal, Ano Novo é Carnaval) dos trabalhadores do administrativo: a empresa estende o prazo para até 31 de dezembro de 2023.

About Author

Deixe um comentário...