Polícia Federal desarticula esquema de fraude ao INSS em Bayeux

0

Foto: Reprodução

Na manhã de sexta-feira (28) a Polícia Federal, em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho, deflagrou a “Operação Insano“. A ação visa coletar elementos para a investigação de uma fraude em benefícios do INSS ocorrida na cidade de Bayeux.

A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da capital. O foco da investigação é identificar a autoria e a materialidade dos crimes cometidos por uma organização criminosa.

O grupo conseguia a concessão de auxílio-doença e benefícios por invalidez utilizando documentos médicos falsos que atestavam incapacidade laborativa.

A origem da investigação decorreu da análise de dados que revelaram incongruências nos documentos médicos encaminhados ao setor de perícias médicas da Previdência Social em Bayeux. Os documentos falsificados alegavam que os beneficiários estavam incapacitados devido a transtornos mentais e comportamentais, justificando a escolha do nome “Insano” para a operação.

Entre os crimes praticados pelo grupo estão fraude previdenciária, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa. As penas para esses crimes, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão e incluem multa.

About Author

Deixe um comentário...