Policlínicas municipais de João Pessoa realizaram 173 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

0

Atendimento médico. Fotografia: Ivomar Gomes

Por Thibério Rodrigues

As policlínicas municipais de João Pessoa realizaram 173.915 atendimentos no período de janeiro até junho deste ano. O número corresponde a uma média de 28,9 mil atendimentos mensais, incluindo consultas, exames e procedimentos. Os serviços mais procurados neste primeiro semestre foram as consultas médicas especializadas, responsáveis por 14% (25.139) do total.

Ao todo, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza seis policlínicas para oferecer atendimento especializado em diversas áreas de saúde para a população da Capital. São elas: Policlínica do Cristo, Policlínica de Mangabeira, Policlínica de Jaguaribe, Policlínica de Mandacaru, Policlínica das Praias (em Tambaú) e Policlínica da Pessoa Idosa (em Tambiá).

Só na Policlínica da Pessoa Idosa foram registrados, neste período, 54.895 atendimentos. As outras policlínicas municipais registraram: 29.095 em Mangabeira, 28.486 no Cristo, 27.371 na unidade das Praias, 17.941 em Jaguaribe e 16.127 em Mandacaru.

A diretora de Atenção à Saúde, Alline Grisi, destaca a importância das policlínicas para uma assistência integral à saúde. “Nos serviços de atenção especializada, o usuário tem a oportunidade de se consultar com um profissional especialista, que vai conduzir o tratamento mais adequado, além de ter acesso a exames e outros procedimentos de saúde”, afirmou.

As especialidades médicas oferecidas nesses serviços são: cardiologia, ortopedia, reumatologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia, dermatologia, ginecologia, geriatria, pediatria, endocrinologia, urologia, gastroenterologia, angiologia, otorrinolaringologia e proctologia.

Além das especialidades médicas, também são oferecidos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, enfermagem e farmácia, como também diversos tipos de exames de imagem e laboratoriais, pequenas cirurgias e grupos temáticos.

Para ter acesso aos atendimentos nas policlínicas, os usuários devem procurar primeiramente sua unidade de saúde da família (USF). Eles são encaminhados pelas equipes de saúde da família e sua consulta, exame ou procedimento especializado será marcado através da Central de Regulação, onde é verificado o serviço que oferta determinado atendimento.

Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Ivomar Gomes

About Author

Deixe um comentário...