Prefeito Cícero Lucena anuncia doação de R$ 700 mil para o projeto de restauração do acervo do Centro Cultural São Francisco
“Temos que ter a compreensão de que este é o patrimônio da Arquidiocese, mas também da cidade de João Pessoa. Todos aqueles que podem ajudar na preservação desse acervo devem fazer sua parte. A iniciativa é muito importante e a Prefeitura se faz presente abrindo as contribuições com R$ 700 mil para que as obras sejam iniciadas imediatamente”, anunciou o prefeito, acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.
Dom Manoel Delson falou sobre a alegria de poder preservar este patrimônio que, segundo ressaltou, é da Paraíba e não apenas da Igreja Católica. “Fico feliz por esses passos dados com a Arquidiocese, Governo, Prefeitura, órgãos do patrimônio histórico e de fiscalização para que esse projeto vá adiante. Sozinhos não damos conta disso”, afirmou.
O projeto acontece em três etapas. A primeira delas inclui o restauro do cruzeiro e muros laterais do adro, cobertos por azulejaria portuguesa. Também serão restaurados os seis nichos que narram os passos de Jesus e os detalhes em pedra calcária de época na parte de cima dos muros.
Nas próximas etapas a atenção se volta para a fachada, o relógio de sol e a fonte de São Francisco. De acordo com o diretor do Centro Cultural, padre Marcondes Menezes, as obras acontecem com recursos originários de leis de incentivo à cultura, assim como de doações públicas e privadas.
Texto: Arthur Araújo
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Sérgio Lucena