Quais são as reações que os filmes de terror provocam em nosso cérebro?

0

© Fox Searchlight Pictures/Divulgação. Keri Russell é a protagonista do terror Espíritos Obscuros

Se você gosta do gênero de terror, certamente já percebeu que os sustos que podemos tomar ao assistir filmes e séries nos deixam com o coração acelerado e, até mesmo, com as mãos suando frio. Saiba que nada disso acontece por acaso. Filmes assustadores ativam nossa atenção, raciocínio e audição, fazendo com que nosso organismo fique em total estado de alerta.

Aproveitando o Dia das Bruxas, que acontece neste domingo (31), e a estreia do filme de terror Espíritos Obscuros nos cinemas, a Vejinha entrevistou Marcelo Paoli, médico psiquiatra com formação em psiquiatria geriátrica.

O profissional traz mais detalhes sobre como nosso corpo reage aos sustos e sensações amedrontadoras que só esse gênero é capaz de trazer.

Afinal, quais são as reações que os filmes de terror provocam em nosso cérebro e organismo? Existem níveis diferentes?

Os filmes de terror levam-nos à sensação de medo e de apreensão. Eles aguçam a atenção, raciocínio, audição, aumentam os batimentos cardíacos e a respiração. Em conjunto com outras alterações corporais, sustos, medo e apreensão levam ao que chamamos de reação de luta ou fuga. Nela, o organismo fica em estado de alerta, com respostas mais rápidas e eficazes para enfrentar adversidades.

Qual a principal diferença de impacto entre assistir a um filme de romance e um de terror?

Assistir a um filme de terror leva a sentimentos e sensações diferentes das causadas por um filme de romance. O espectador sente prazer e satisfação imediatas ou tardias ao assistir a um terror, porque o gênero causa sensações como medo e ansiedade. Já num filme de romance podem ser geradas alegria, afeto, empatia e desejo, que, por sua vez, são interpretadas positivamente pelo espectador.

É possível sentir mais adrenalina após um filme de terror?

Sim. Muitas das alterações físicas e mentais que acontecem quando se assiste um filme de terror são mediadas pela adrenalina, neurotransmissor que prepara o corpo para situações de estresse, luta e fuga.

É preciso tomar algum tipo de cuidado antes de assistir a um filme ou série desse gênero? Como se preparar para isso?

Assistir a filmes ou séries de terror à noite pode levar à dificuldade de dormir, pois as alterações corporais causadas pelo conteúdo, imagem e som do programa podem dificultar o processo de relaxamento e de preparo do corpo para o descanso. Portanto, recomenda-se evitar realizar rotineiramente esta e outras atividades que levem a uma ativação emocional e sensorial durante a noite.

Marcelo Paoli é psiquiatra supervisor do ambulatório de Neuropsiquiatria Geriátrica e de Ativação Comportamental (psicoterapia) para idosos com depressão na mesma instituição. 

About Author

Deixe um comentário...