Relação com China será determinada pelo comportamento do país asiático, diz chefe da UE

0

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, durante coletiva de imprensa em Nova York, Estados Unidos, em 20 de setembro de 2021 - AFP

Por Humeyra Pamuk e Sakura Murakami, da Reuters

A relação entre a China e a Europa será determinada pelo comportamento de Pequim, incluindo o que acontece com Taiwan, disse o chefe da política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, no domingo (16).

Os comentários do Alto Representante da UE, em um discurso remoto no início da reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países que compõem o Grupo dos Sete (G7), no Japão, destacaram dois dos temas que vieram à tona antes do encontro de três dias: a necessidade de uma abordagem unida com a China e as preocupações com Taiwan.

A China está no centro da pauta da reunião entre os ministros das Relações Exteriores das democracias avançadas do mundo na cidade turística japonesa de Karuizawa. Único membro asiático do grupo, o Japão tem preocupações crescentes com o poder de crescimento da vizinha China na região e está particularmente focado na possibilidade de uma ação militar contra Taiwan.

About Author

Deixe um comentário...