Reprodução rápida de jacarés preocupa moradores de Itapororoca, na PB

0

Imagem meramente ilustrativa.

Moradores estão preocupados com reprodução rápida de jacarés em Itapororoca (veja vídeo clicando aqui)

A reprodução rápida de jacarés em um lago em Itapororoca, cidade na Zona da Mata da Paraíba, preocupa moradores do município. Os animais são avistados com facilidade principalmente na região do Centro, tanto próximo ao lago quanto em vias públicas.

Em entrevista à TV Cabo Branco, Hugo Gomes, integrante da equipe da prefeitura de Itapororoca que monitora os jacarés falou sobre a origem do problema. ‘’Nós estamos vindo de cinco anos de período de estiagem e esses animais são migratórios também, então boa parte dos nossos reservatórios, lagoas e açudes secaram, mas esta lagoa aqui não, então a tendência lógica é essa. Nesse período que choveu esse ano, teve chuvas regulares, muitos deles estão tentando retornar para ‘casa’ e terminam passando pelas vias urbanas, pelas ruas, com maior frequência’.’

Além disso, Hugo também afirmou que o problema não é uma novidade para quem vive em Itapororoca, e que há cerca de um ano acontece o aumento vertiginoso da população de jacarés na localidade. ‘’Sempre existiu jacarés nessa lagoa, tanto aqui que fica próximo a Epitácio (Madruga) quanto na lagoa que fica encravada no centro de Itapororoca. Só que não tinha esse aparecimento com tanta incidência’’, destacou.

Moradores ressaltaram que os animais já foram vistos inclusive em residências. ‘’Fui para o quarto, de manhã cedo, quando eu cheguei lá e coloquei a mão, um negócio subiu, eu me afastei para trás e quando olhei era um jacaré’’, disse a aposentada Amarilis de Sousa.

Sobre as providências que estão sendo tomadas para conter a saída de jacarés em locais urbanos, o representante da prefeitura ressaltou que em fevereiro deste ano foi encaminhado um ofício para o Ibama e, outro, em maio, para a Sudema, requisitando a equipe responsável.

A presença da Sudema foi consumada no dia 25 de maio e o Chefe da Divisão de Fauna do órgão, Leandro Silvestre, disse à TV Cabo Branco que uma segunda ida ao município será feita para o monitoramento de outras lagoas, além da contínua comunicação com a Prefeitura de Itapororoca para elaborar um plano para monitorar toda a situação.

About Author

Deixe um comentário...