Sergei Surovikin em foto de 2017. — Foto: AP Photo/Pavel Golovkin, Fi

O Ministério da Defesa da Rússia nomeou no sábado (8) o general da Força Aérea Sergei Surovikin como o comandante geral das forças russas que lutam na Ucrânia.

“O general do Exército Serguei Surovikin foi nomeado comandante do agrupamento combinado de tropas na zona da operação militar especial” na Ucrânia, anunciou o ministro russo da Defesa em uma rede social.

Surovikin, de 55 anos, comandou as tropas russas na Síria em 2015 e é um veterano da guerra civil no Tadjiquistão, nos anos 1990, e da segunda guerra entre chechenos e russo, nos anos 2000.

Sergei Surovikin durante uma cerimônia de premiação para as tropas que lutaram na Síria em foto de 2017.  — Foto: Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
Sergei Surovikin durante uma cerimônia de premiação para as tropas que lutaram na Síria em foto de 2017. — Foto: Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP

Até agora, segundo a agência AFP, ele liderava o agrupamento das forças “Sul” na Ucrânia, de acordo com um relatório do ministério russo, datado de julho.

O nome de seu antecessor nunca foi revelado oficialmente, mas de acordo com a mídia russa era o general Alexander Dnornikov, outro veterano da segunda guerra chechena e comandante das forças russas na Síria de 2015 a 2016.

A decisão da troca de comando acontece após uma série de ofensivas ucranianas nas últimas semanas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirma que em sua última contraofensiva, lançada no fim de setembro, seu exército conquistou cerca de 2.500 km² de território.

As tropas russas também perderam 500 quilômetros quadrados na região de Kherson, no sul da Ucrânia, e escaparam por pouco de um cerco em Lyman, um importante centro logístico atualmente controlado pelos ucranianos.

*Com informações da AFP e Reuters

About Author

Deixe um comentário...