Saiba por que surfista brasileiro não pôde levar prancha com pintura de Cristo Redentor às Olimpíadas de Paris

0

João Chianca, o Chumbinho, foi notificado pelo COI ao personalizar prancha com pintura do Cristo Redentor — Foto: Reprodução/Redes sociais

O surfista João Chianca, o Chumbinho, foi pego de surpresa ao ser avisado que não poderia levar pranchas personalizadas às vésperas dos Jogos. O local de Saquarema customizou os próprios equipamentos com a imagem do Cristo Redentor, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) proíbe manifestações religiosas durante o evento.

Segundo o regulamento 50 da Olimpíada, “não é permitido nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial”. Com isso, o COI notificou o brasileiro, que precisou trocar as pranchas de última hora antes da estreia em Paris-2024.

Chumbinho precisou trocar suas pranchas às vésperas dos Jogos — Foto: Reprodução/Redes sociais
Chumbinho precisou trocar suas pranchas às vésperas dos Jogos — Foto: Reprodução/Redes sociais

— Acabo de receber a notícia de que a pintura não está autorizada nos Jogos Olímpicos porque Cristo é uma figura religiosa. E os jogos têm regras estritas e se centram na neutralidade total. Obrigado a todos pelo apoio, essas pranchas estão lindas. Sempre buscarei refazer essa pintura — comentou Chumbinho nas redes sociais.

Chumbinho participará da Olimpíada pela primeira vez com apenas 23 anos. Ele enfrentou o marroquino Ramzi Boukhiam e o neozelandês Billy Stairmand na primeira rodada da competição, que aconteceu, no sábado, em Teahupoo, no Taiti.

About Author

Deixe um comentário...