Semob inicia período educativo para orientar condutores sobre proibição de equipamentos na Orla de João Pessoa
Veículos que se utilizam de propulsão própria não vão poder circular em orla de João Pessoa — Foto: Semob-JP
A Prefeitura de João Pessoa publicou, no Diário Oficial do Município, a medida provisória nº 40, que dispõe sobre a proibição da utilização de equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas ciclovias, ciclofaixas, largos e calçadas da orla marítima da Capital, compreendidos entre os bairros de Cabo Branco e Tambaú. Os equipamentos autopropelidos são aqueles que se deslocam em meio terrestre com sistema de propulsão próprio.



Diante dessa medida, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) iniciou, na terça-feira (26), o período educativo para que as pessoas possam ter o conhecimento da Lei e seguirá até esta quarta-feira (27). A fiscalização vai ter início a partir da próxima quinta-feira (28), com o objetivo de garantir a segurança viária e evitar sinistros de trânsito.
A medida provisória diz que fica proibida a circulação de equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas ciclovias, ciclofaixas, largos e calçadas da orla marítima de João Pessoa. Excluem da proibição os equipamentos utilizados pelas forças de segurança, veículos de competição em uso autorizado e equipamentos destinados à locomoção de pessoas com deficiência ou com comprometimento de mobilidade.
O descumprimento desta medida pode ocasionar no pagamento de multa, bem como remoção do equipamento. A Semob-JP compete fiscalizar, autuar, aplicar a medida administrativa de remoção e as penalidades de multa prevista na lei, mas antes disso vai ter o período educativo para orientar condutores e proprietários. A medida é importante considerando os sinistros ocorridos, reclames da sociedade e o aumento do fluxo de turistas e visitantes, com isso, a Semob-JP pede a compreensão para que os condutores mantenham o cumprimento dessa lei e garantam a segurança viária de todos.
Texto: Nadja Dias
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria