Somos todos feitos de estrelas: a longa viagem do Big Bang ao corpo humano

0
big bang

Foto: Pixabay

Por Bryn Nelson

Nos seus primeiros anos violentos, a Terra era uma paisagem parecida com um inferno, cheia de material em ebulição. Ela ejetou a Lua depois de sofrer uma colisão explosiva com outro protoplaneta, de acordo com o que os cientistas suspeitam agora. Mais tarde, a Terra deixou de ser uma extensão aquática para se transformar numa bola de neve gigante que quase eliminou toda a vida existente.

Em seguida, hiperfuracões com ondas que atingiam até 90 metros de altura agitavam o oceano recém-descongelado. Mas isso não é nada comparado com a turbulência celestial e explosões parecidas com fogos de artifício nos nove bilhões de anos antes do nascimento do nosso planeta.

O próximo livro do documentarista de ciência e história norte-americano Dan Levitt, intitulado “What’s Got In You: The Story of Your Body’s Atoms, From the Big Bang Through Last Night’s Dinner” (ainda sem edição no Brasil, mas que pode ser traduzido como “O que há em você: A história dos átomos do seu corpo, do Big Bang até o jantar de ontem”), evoca uma série de imagens impressionantes e muitas vezes fortes para rastrear como nossas células, elementos, átomos e partículas subatômicas encontraram seu caminho até nossos cérebros, ossos e corpos. O livro foi lançado no dia 24 de janeiro nos Estados Unidos.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...