Tenistas são presos sob suspeita de racismo durante torneio

0
image (8)

Tenista Luiz Martinez é detido pela PM de SC no hotel em que estava hospedado, em Itajaí - Divulgação/PMSC

Os tenistas Luis Martinez, da Venezuela, e Cristian Rodriguez, da Colômbia, foram presos na tarde de quinta-feira (22) pela PM (Polícia Militar) sob suspeita de injúria racial após uma partida no Itajaí Open, torneio Challenger 75 disputado no Clube Itamirim, em Santa Catarina.

A dupla estrangeira foi derrotada pelos brasileiros Igor Marcondes e Eduardo Ribeiro, com parciais de 6/7(4), 7/6(6) e 10/2.

Ao término da partida, em que chegaram a ter dois ‘match-points’ no set decisivo, Martinez teria feito gestos imitando um macaco direcionados aos torcedores presentes nas arquibancadas, enquanto Rodriguez teria insultado um funcionário da organização, também chamando-o de macaco, segundo informações da Instituto Sports, organizadora do Itajaí Open,

A polícia foi acionada e deteve o venezuelano no hotel em que estava hospedado, logo após deixar o local do evento. Segundo a PM, Rodriguez foi até a delegacia para acompanhar o parceiro e lá foi reconhecido pelo funcionário ofendido.

“A vítima avisou a PM, e Cristian foi preso ali na delegacia mesmo”, disse o comandante do 1º Batalhão da PMSC, Tenente Coronel Ciro Adriano da Silva.

A Polícia Civil fez o auto de prisão em flagrante e encaminhou a dupla para o Presídio Regional de Itajaí. Na tarde da sexta-feira (23), os tenistas passaram por audiência de custódia.

Após análise, foi concedida a liberdade provisória mediante a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, com prazo de validade de 90 dias.

Entre as medidas aplicadas, houve a proibição de ausentar-se da comarca por mais de sete dias sem autorização judicial, recolhimento domiciliar em períodos determinados, apreensão de passaporte, monitoramento eletrônico e comunicação às autoridades competentes.

“Considerando que os conduzidos são estrangeiros, foram expedidas comunicações à Polícia Federal e às embaixadas de seus respectivos países de origem”, informou Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A polícia não informou se os tenistas têm advogados constituídos. A reportagem não localizou as defesas dos suspeitos.

“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”, afirmou a organização do torneio em comunicado.

Martinez, de 36 anos, é o atual 108º do ranking de duplas da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Rodriguez, de 35, é o 162º do mundo.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...