istock_mulher_flTIUEK_widelg (1)

A lubrificação é uma resposta do corpo aos estímulos sexuais - iStock

Por Dr. Jairo Bouer

“Doutor, eu e meu namorado estamos tentando relações sexuais há mais de um ano, mas dói muito, arde e eu não aguento. Gostaria de saber se há chances de o meu útero ser menor ou se é por tensão.”

Essa dor, dificuldade e incômodo que surge no momento da relação sexual não tem nenhuma relação com o tamanho do útero. Aliás, o útero da mulher – fora do período de gestação – é sempre muito pequeno e tem, mais ou menos, o tamanho de uma pera.

Assim, esse desconforto tem mais a ver com a dilatação e a lubrificação inadequadas da vagina. Quando a mulher fica excitada, ela normalmente sofre uma dilatação vaginal acompanhada pelo aumento da lubrificação nessa região. É esse mecanismo que facilita a penetração no sexo.

Porém, se a pessoa está tensa, nervosa e ansiosa, por exemplo, ela pode apresentar uma dificuldade de administrar esses processos e, consequentemente, a vagina acaba ficando muito contraída e mais seca. Dessa forma, a entrada do pênis é muito mais difícil.

O que pode ser feito?

Em situações como essa, a principal recomendação é conversar com o parceiro ou parceira, tentar ficar mais tranquila, caprichar nas preliminares e só partir para a penetração quando a mulher estiver se sentindo bem confortável.

Os lubrificantes à base de água podem ajudar e devem ser utilizados junto com a camisinha. Em casos muito raros, a alergia ao preservativo também pode provocar ardência e desconforto no momento da relação sexual. Mas, nesse caso, parece que a dor está muito mais ligada com a falta de dilatação e lubrificação da vagina.

 

Mary Simon

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...