Trump diz que prisão de Bolsonaro ‘é uma pena’

0
image (22)

Montagem com as fotos de Jair Bolsonaro (à esquerda) e Donald Trump — Foto: Fellipe Sampaio/STF e WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no sábado (22) que não sabia da prisão de Jair Bolsonaro (PL) e classificou o episódio como “uma pena”. O ex-presidente brasileiro foi preso preventivamente pela manhã, em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Trump foi questionado sobre o caso pelo jornalista Mathias Brotero, correspondente da Record em Washington. Inicialmente o republicano disse que não estava a par. Depois, perguntou se era aquilo mesmo que havia ocorrido e então comentou: “É uma pena”.

Um dos fundamentos citados por Moraes para decretar a prisão foi o risco de fuga. O ministro destacou que o trajeto de 13 km entre a casa onde Jair Bolsonaro cumpria prisão domiciliar e a embaixada dos EUA, no Setor de Embaixadas Sul, pode ser feito em menos de 15 minutos.

Segundo o magistrado, o Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal registrou, à 0h08 deste sábado, uma ocorrência de violação na tornozeleira eletrônica do ex-presidente.

“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga”, escreveu.

Na decisão, o ministro também retomou episódios anteriores do processo —como a suposta intenção de refúgio na embaixada da Argentina— para concluir que a combinação entre o rompimento do equipamento e o movimento de apoiadores elevou o risco de fuga.

Considerado um aliado pelo bolsonarismo, Trump impôs uma sobretaxa sobre produtos brasileiros, no fim de julho, agora em parte revertida, citando Bolsonaro e dizendo que o ex-presidente sofria perseguição de Moraes.

O tarifaço ocorreu após périplo de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal filho do ex-presidente, em busca de punições ao ministro do STF.

O republicano também cancelou os vistos de ministros e outras autoridades brasileiras e anunciou a imposição de sanções financeiras a Moraes.

Na semana passada, a Primeira Turma da corte decidiu, por unanimidade, receber uma denúncia e tornar réu o congressista sob acusação de coação.

About Author

Compartilhar

Deixe um comentário...