Trump não vê Biden fora da disputa após debate: ‘Ele está melhor nas pesquisas que os outros democratas’

0

© Reuters/RACHEL MUMMEY. Donald Trump

O ex-presidente Donald Trump disse na sexta-feira (28) que não acredita que o presidente dos EUA, Joe Biden, sairá da corrida para a Casa Branca em 2024, depois que o desempenho medíocre do titular no debate acendeu um alarme vermelho dentro do Partido Democrata. A declaração do republicano ocorre poucas horas após um enérgico Biden se manifestar em comício pela primeira vez após o debate, reafirmando sua capacidade para continuar na disputa mesmo que não seja mais jovem.

— Muitas pessoas estão dizendo que, depois do desempenho de ontem à noite, Joe Biden está deixando a disputa. Mas o fato é que eu realmente não acredito nisso porque ele se sai melhor nas pesquisas do que qualquer um dos democratas sobre os quais eles estão falando — disse Trump em um comício de campanha em Chesapeake, na Virgínia, onde uma multidão de apoiadores esperava no calor há horas.

Trump também voltou a atacar Biden, chamando-o de corrupto e caçoou do fato de o presidente ter passado a semana inteira se preparando para o debate, mas que, no fim, “estudou tanto que não sabia o que diabos estava fazendo”.

O ex-presidente, que é apenas três anos mais novo que Biden e frequentemente o ataca por sua idade, disse dessa vez que o problema dele não é ser “velho demais para ser presidente”, mas sim “incompetente”.

— O problema de Joe Biden não é sua idade. Na verdade, ele não tem problema algum além de sua competência: ele é grosseiramente incompetente. Sabe, eles continuam dizendo “velho”, mas eu conheço pessoas muito mais velhas que ele que estão fazendo coisas inacreditáveis — disse Trump.

Além disso, apesar de a campanha de Trump ter sugerido que o ex-presidente enfrentaria moderadores tendenciosos no debate da CNN, em Atlanta, o próprio elogiou Jake Tapper e Dana Bash em seu comício, dizendo que foram “muito justos”. Analistas apontaram que Trump saiu em vantagem com o formato do debate na noite anterior, que não contava com a checagem de fatos em tempo real, o que lhe possibilitou falar à vontade sobre assuntos sem apresentar um embasamento concreto.

‘Eu sei dizer a verdade’

Mais cedo na sexta-feira (28), Biden fez um discurso enérgico em um comício em Raleigh, Carolina do Norte, enquanto tentava dissipar o pânico generalizado entre os democratas sobre seu desempenho no debate. “Sei que não sou um jovem, para não dizer o óbvio”, disse à multidão entusiasmada. “Mas eu sei o que sei. Eu sei dizer a verdade. Eu sei como fazer esse trabalho”, completou o democrata.

Embora os líderes partidários democratas tenham apoiado publicamente Biden — incluindo o ex-presidente Barack Obama, que na sexta-feira fez uma forte declaração de apoio ao seu ex-vice-presidente —, uma ampla gama de legisladores, ativistas e especialistas estavam considerando a possibilidade de substituí-lo na corrida eleitoral. Embora possível, a substituição é difícil, sobretudo sem contar com a vontade do próprio Biden de desistir antes da realização da convenção do partido, entre 19 e 22 de agosto.

Nas redes sociais, a campanha do republicano explorou a fragilidade de Biden no debate e a reação de seus correligionários para atacá-lo e reforçar teorias de que o democrata não tem mais condições físicas e psíquicas para governar o país em um novo mandato.

About Author

Deixe um comentário...