TSE conclui testes públicos de segurança das urnas que serão usadas nas eleições de 2024

0

Por Fernanda Vivas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na sexta-feira (1º), o Teste Público de Segurança da Urna de 2023 – uma das etapas de verificação que atesta a segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais do ano que vem.

No evento, 33 especialistas em tecnologia da informação – programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal – testaram os equipamentos usados para coletar os votos dos cidadãos. Os procedimentos têm como objetivo identificar possíveis falhas e vulnerabilidades.

Os resultados do trabalho dos especialistas serão agora analisados por uma comissão avaliadora, que apresentará suas conclusões no próximo dia 15.

Se algo for encontrado, o tribunal terá tempo hábil para corrigir o problema e evitar riscos no momento da votação. Em maio de 2024, os investigadores voltam ao TSE para verificar se as eventuais falhas foram corrigidas.

Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, ressaltou a importância da etapa do ciclo que garante a segurança do sistema. “Considero essa iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral fundamental para o aprimoramento da nossa capacidade de transparência e de realização de uma eleição capaz de expressar a vontade do eleitor, com confiança e credibilidade”.

O TPS ocorre desde 2009 no TSE. Neste ano, a novidade foi o uso dos modelos mais recentes das urnas eletrônicas, de 2020 e 2022.

About Author

Deixe um comentário...