Usuários são flagrados consumindo crack à luz do dia na orla de Copacabana

0

© Reprodução YouTube

Pessoas que se exercitam ou passeiam pela orla de Copacabana (RJ) já se acostumaram com a presença de usuários de drogas, alguns em provável situação de rua. No domingo (27), alguns deles foram flagrados consumindo crack em plena luz do dia. As informações são do O Globo.

O último censo elaborado pela Prefeitura do Rio, divulgado em outubro de 2020, mostrou que 7.272 pessoas viviam em situação de rua, das quais 1.803 ficavam em abrigos. Dentre elas, 42,5% eram usuárias de algum tipo de droga, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A SMAS informou por meio de nota que de lá para cá o número de pessoas morando nas ruas aumentou devido às adversidades impostas pela pandemia de Covid-19. Desde o dia 1° de janeiro, foram realizados 15.520 atendimentos na Zona Sul, 90% deles só em Copacabana.

Desse público atendido, 4.378 pessoas foram encaminhadas para retirarem os seus documentos e outras 424, levadas para abrigos.

A SMAS ressaltou que as abordagens socioassistenciais são realizadas todos os dias por 160 funcionários, que se dividem em três turnos e sem intervalos.

Infelizmente, segundo o órgão, os usuários que aceitam acolhimento permanecem por pouco tempo nos abrigos. Por isso, o seu objetivo é oferecer tratamento terapêutico e assim conseguir reinserir essas pessoas na sociedade.

“Esse trabalho é feito em parceria com a rede conveniada, com os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e Consultórios de Rua da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse processo de reinserção, em 2021, quase duas mil pessoas que permaneceram mais tempo nos abrigos e puderam se beneficiar dos cursos de capacitação profissional oferecidos por parceiros, conseguiram emprego com carteira assinada. Enquanto cerca de três mil pessoas entraram no mercado informal, acessando renda. Muitos conseguiram seu próprio espaço de moradia.”

O que diz a PM

Ao ser questionada sobre os usuários consumindo drogas em Copacabana, a Polícia Militar informou que o 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) realiza patrulhamentos regulares na região. A corporação também destacou que está à disposição “para apoiar solicitações de outros órgãos para futuras ações em conjunto”.

About Author

Deixe um comentário...