VÍDEO: Homem de 50 anos morre após decolar de speed fly no Rio
Um homem de 50 anos morreu na manhã de domingo (3) quando tentava decolar de um speed fly, uma modalidade de voo praticada com equipamento similar a um pequeno paraquedas em alta velocidade, na Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Vídeos mostram que a queda aconteceu após o piloto fazer a decolagem, pouco antes das 10 horas. Em seguida, ele desaparece em meio à mata.
⚠️ IMAGENS FORTES ⚠️
Um homem morreu após decolar para um voo de speedfly na Zona Sul do Rio de Janeiro. A vítima, que não teve o nome divulgado, foi encontrada sem vida no início da tarde deste domingo (3), pelo Corpo de Bombeiros, em São Conrado. pic.twitter.com/S9ays3ddBt
— BandNews FM Rio – 90.3 (@bandnewsfmrio) November 3, 2024
Bruno Menescal, vice-presidente do Clube São Conrado de Voo Livre (CSCLV), lamentou o ocorrido e ressaltou que os voos de parapentes na região são seguros, sendo realizados apenas por pessoas credenciadas, com licença e equipamentos regularizados.
Bruno disse que o homem chegou sozinho, deixou a motocicleta em um estacionamento do Parque Nacional, e subiu a pé até a Pedra Bonita. De lá, pulou e caiu de uma altura de 250 metros.
Queda gravada
Algumas pessoas que estavam próximas da rampa de decolagem afirmam que, antes de cair, o piloto havia tropeçado em um buraco.
“Meu Deus, ele tropeçou. Cadê o homem? Não estou acreditando [que ele caiu]”, diz uma mulher que filmava a paisagem no momento que a vítima some.
Em seguida, um rapaz ainda tenta encontrar o homem, sem sucesso. Por quase 4 horas, bombeiros fizeram as buscas.
Pouco depois das 13h40, os bombeiros encontraram o corpo, que estava em uma área de difícil acesso. Ainda não se sabe o motivo da queda.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram encaminhados para o salvamento agentes dos quartéis do Alto da Boa Vista, da Lagoa e do Humaitá.
O corpo foi retirado das pedras e levado para a sede do Clube São Conrado de Voo Livre. Após a perícia, será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio.
Voos controlados
De acordo com Bruno Menescal, os voos de parapentes que acontecem próximos à Pedra Bonita são iniciados a partir de uma rampa oficial, onde é executada uma corrida para inflar o equipamento responsável pela sustentação da pessoa durante o voo planado.
O acesso é controlado pelo Clube São Conrado de Voo Livre, que tem instrutores credenciados para guiar o passeio nos ares. Segundo a direção do clube, a vítima, no entanto, não fez uso do espaço, segundo o CSCLV.
Segundo o vice-presidente do espaço, o CSCLV é o clube de voo mais antigo do Brasil e conta com equipe de segurança atuando na rampa oficial de decolagem todos os dias.