Vídeo mostra apreensão de 40 toneladas de cigarros contrabandeados em navios em alto-mar

0

Apreensão de cigarros contrabandeados em operação conjunta da Polícia Federal e Marinha — Foto: Divulgação/PF

Doze pessoas foram presas com 40 toneladas de cigarros contrabandeados, em navios pesqueiros em alto-mar, na terça-feira (7). Um vídeo enviado pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco mostra a operação, feita em parceria com a Marinha do Brasil (veja vídeo clicando aqui).

Ao todo, foram apreendidas 2,7 mil caixas de cigarros contrabandeados. Os presos e o material estavam em dois navios de médio porte. Segundo a PF, essa foi a primeira vez que o Navio-Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha, abordou simultaneamente dois alvos.

As imagens mostram os policiais e marinheiros se aproximando, de bote, do navio pesqueiro, e as milhares de caixas de cigarros no compartimento de cargas da embarcação.

Um fator que dificultou a operação em alto-mar, segundo a PF, foi o tamanho das ondas, isso por causa das fortes chuvas e ventos que atingiram a região nas últimas semanas. Na terça, a Marinha alertou para ressaca com ondas de até 2,5 metros.

Segundo a Polícia Federal, os 12 envolvidos serão autuados por contrabando. A pena prevista varia entre 2 e 5 anos de reclusão.

Os 12 presos foram conduzidos no navio Araguari, da Marinha, até o porto de Cabedelo (PB), junto com os navios e a carga apreendidos. Esta foi a terceira ação conjunta entre a PF e a Marinha, em 2022.

Ao todo, mais de 150 toneladas de cigarros contrabandeados já foram apreendidos em águas do território brasileiro, de acordo com a PF.

A operação teve apoio das superintendências regionais da Polícia Federal da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, bem como do 3ª Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Natal.

About Author

Deixe um comentário...