Após ataques a Kiev, Ucrânia diz ter derrubado mais de 40 mísseis russos; G7 convoca cúpula de urgência

0

Centro empresarial em Kiev, na Ucrânia, é destruído por ataque russo no dia 10 de outubro de 2022 — Foto: Vladyslav Musiienko/Reuters

Após a sequência de bombardeios russos a Kiev, Lviv e outras cidades ucranianas na segunda-feira (10), o governo ucraniano disse ter derrubado 43 mísseis russos, quase a metade do disparado por tropas de Moscou.

Segundo o vice-ministro da Defesa ucraniano, Hanna Malyar, a Rússia disparou um total de 83 mísseis em direção às principais cidades do território ucraniano na manhã de segunda-feira. Quarenta deles conseguiram atingir os alvos. Um deles foi Kiev, a capital ucraniana que Moscou não atacava desde o começo do ano, quando concordou em retirar suas tropas da cidade e voltou seu foco para conquistar a região leste e sul da Ucrânia.

Também na segunda-feira (10), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou ao telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron. Macron se disse “extremamente preocupado” com a nova ofensiva russa e se disse pronto “para ajudar em termos de suporte militar”. Olaf Scholz também falou com Zelensky ao telefone e prometeu apoiar a Ucrânia em uma retaliação a Moscou.

G7 convoca cúpula de urgência após ataques russos a Kiev

O G7, o grupo das nações mais ricas do mundo, convocou na segunda-feira (10) uma cúpula de emergência para discutir reações aos ataques russos feitos à capital ucraniana na manhã do mesmo dia.

A cúpula acontecerá nesta terça-feira (11), segundo informou o governo da Alemanha.

A última cúpula do G7 aconteceu há menos de quatro meses e reuniu os líderes Joe Biden (EUA), Boris Johnson (Reino Unido), Fumio Kishida (Japão), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Charles Michel (Conselho Europeu), Mario Draghi (Itália), Justin Trudeau (Canadá), Emmanuel Macron (França) e Olaf Scholz (Alemanha) em um castelo da Alemanha.

Na ocasião, a guerra da Ucrânia foi o principal foco de debates da cúpula, que só ocorreria novamente apenas em novembro.

About Author

Deixe um comentário...