App espião: como saber se o seu celular Android ou iPhone é monitorado

0

Foto: Shutterstock

Aplicativos espiões são softwares maliciosos de rastreamento que podem monitorar e registrar atividades feitas em smartphones Android e iPhone (iOS). As ferramentas podem ser consideradas uma ameaça à segurança dos usuários, já que têm funções de rastreio e acesso a informações contidas no dispositivo, como senhas, localização e arquivos. Os dados roubados podem ser usados para diferentes fins, além de serem compartilhados sem que o dono do celular sequer desconfie. Pensando nisso, o portal preparou uma lista para te ajudar a identificar um app espião e como se proteger de invasões no sistema.

App espião no Android e iPhone (iOS): confira tudo sobre

  1. O que são spywares e stalkerwares?
  2. Como saber se tem app espião no celular?
  3. Como remover app espião do celular?
  4. App espião no Android x iPhone (iOS): veja diferenças

1. O que são spywares e stalkerwares?

Spywares e stalkerwares são softwares capazes de monitorar as ações feitas em um dispositivo eletrônico. Eles podem chegar ao celular hospedeiro de diversos modos. Os spywares, por exemplo, podem se instalar nos sistemas por meio de anexos de e-mail maliciosos, links de redes sociais, mensagens SMS até como hospedeiros em aplicativos. Assim, muitos cibercriminosos conseguem aplicar golpes e roubar dados pessoais de vítimas.

Os stalkerwares são considerados mais perigosos que os spywares, já que são implantados em dispositivos intencionalmente e sem o conhecimento da vítima, e podem rastrear todas as atividades feitas no dispositivo. Com ele, pode-se ter acesso ao histórico de localização do aparelho, e-mails, mensagens, registrar áudios, tirar fotos e até rastrear vítimas por meio de GPS. Embora esse tipo de software malicioso seja mais comum no meio do cibercrime, ele também está ligado a situações de abuso e assédio.

2. Como saber se tem app espião no celular?

Apps espiões se instalam silenciosamente nos dispositivos, e por isso é muito fácil eles passarem despercebidos pelos donos dos aparelhos infectados. Porém, existem maneiras de suspeitar da presença de spywares, como lentidão do sistema e fim da bateria e dados móveis anormalmente. Travamentos no sistema, surgimento de aplicativos desconhecidos no aparelho e superaquecimento do celular também podem ser indícios de uma possível invasão.

Para evitar que o seu celular seja invadido por malwares, é necessário ter alguns cuidados ao utilizar o dispositivo. Alguns comportamentos recomendados são não clicar em links suspeitos enviados por e-mail e redes sociais, usar senhas seguras e não usar Wi-Fi de locais públicos com shoppings e academias, por exemplo. Ainda, é indicado evitar a instalação de arquivos de fontes não oficiais e evitar que o smartphone desbloqueado seja acessado por terceiros.

3. Como remover app espião do celular?

Caso um app espião seja identificado no smartphone, é necessário remover o mais rápido possível. Um dos procedimentos é redefinir o dispositivo para sua configuração de fábrica. Para isso, acesse “Configurações”, toque em “Gerenciamento geral” e escolha “Redefinir”, em seguida toque em “Restaurar às configurações de fábrica” ou “Apagar todos os dados”. Após isso, toque em “Redefinir” e digite sua senha ou PIN para confirmar.

Outra maneira de livrar o aparelho dos malwares maliciosos é atualizar o sistema operacional. Para atualizar o sistema, acesse Configurações e toque em Atualização de software. Em seguida, verifique se há atualizações. Em caso positivo, siga as instruções na tela para concluir a atualização para instalá-la.

Por fim, é possível remover spywares e stalkwares manualmente. Para isso, entre no menu de aplicativos do celular, e verifique um a um. Caso localize um que não tenha baixado, ou simplesmente não tenha identificado, desinstale. É recomendado ainda reiniciar o dispositivo após o fim do processo.

4. App espião no Android x iPhone (iOS): veja diferenças

Nenhum celular é totalmente inviolável a spywares e stalkerwares, e ambos os dispositivos Android e iPhone (iOS) podem ser comprometidos por aplicativos espiões. Apesar disso, celulares da Apple são considerados mais seguros, devido a limitações do sistema operacional ao download de arquivos de fora da App Store.

O sistema Android, porém, permite que aplicativos de fora da Google Play Store, como APKs, sejam instalados. Esse tipo de arquivo pode ser a porta de entrada de malwares invisíveis, tornando o sistema mais suscetível a invasões.

About Author

Deixe um comentário...