Bancada feminista impede a votação do Estatuto do Nascituro

0

Deputada federal Sâmia Bomfim. Foto: Divulgação

Por Leiliane Lopes

A Bancada Feminista da Câmara dos Deputados conseguiu impedir a votação do Estatuto do Nascituro (PL 478/07) na Comissão dos Direitos da Mulher na quarta-feira (14).

O texto visa proteger de forma integral o feto, o que poderia proibir o aborto mesmo nos casos já aprovados pela lei brasileira.

A obstrução dos partidos PT, Psol, PSB e PC do B impediu nova tentativa de votação.

As deputadas dos partidos de esquerda tentam impedir a aprovação. Entre as críticas ao projeto – que teve outros 21 textos apensados – está a deputada Sâmia Sâmia Bomfim (Psol-SP) que o classifica como “o estatuto do estuprador”.

Para a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ), trata-se de “brutal retrocesso” ao direitos reprodutivos das mulheres.

– Quando se discute aqui a proibição de qualquer intervenção desde a concepção, o que nem a Constituição permite, estamos aqui impedindo qualquer intervenção em qualquer caso: mesmo no risco de vida da mãe, mesmo nos casos de violência sexual, casos de anencefalia e casos que já estão configurados na legislação brasileira quanto aos direitos das mulheres – disse a deputada.

Já para a deputada Chris Tonietto (PL-RJ) há uma necessidade em projeter a vida desde a concepção e garantir direitos aos nascituros.

– O Estatuto do Nascituro protege a vida. Não é relativização nem desprezo da vida humana. O ser humano mais inocente, mais frágil, aquele que sequer cometeu algum tipo de crime não pode ser penalizado, ainda mais com pena capital, pelo crime de terceiros.

About Author

Deixe um comentário...